PERTH, AUSTRÁLIA OCIDENTAL

A “CIDADE DAS LUZES” DA AUSTRÁLIA DÁ AS BOAS‑VINDAS À MAIS RECENTE IGREJA DE SCIENTOLOGY

Perth poderá ser longínqua, mas a cidade do espírito empreendedor proativo é uma combinação perfeita para a nova religião de crescimento mais rápido e mais fixe do mundo.

Tomem a principal cidade mais remota no mundo, situada entre praticamente vistas vazias de oceanos e desertos; adicionem onda após onda de pioneiros resistentes e saudáveis da Inglaterra, Escócia, Itália, China, Vietname, Grécia e um monte de outros grupos étnicos; cozinhem tudo isso no espírito entusiasmado e proativo da Austrália; acrescente batalhões de mineiros de ouro e diamante; cante uns compassos de Waltzing Matilda; adicione um canguru ou dois e têm o cenário para a Igreja de Scientology mais recente do planeta: Perth, a capital e a maior cidade na Austrália Ocidental.

A nova luz nesta “Cidade das Luzes” fica a apenas um quarteirão de distância da autoestrada Great Eastern, a uns meros 15 minutos do centro da cidade de Perth e localizada no famoso Rio Swan que é o lar dos pássaros negros majestosos do qual o rio foi nomeado. É aqui que mais de 1000 Scientologists e os seus convidados — alguns cruzaram milhares de quilómetros para chegar a Perth — reuniram‑se no sábado, 5 de maio de 2018 para celebrar a inauguração da nova Igreja de Scientology.

O Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho de Religious Technology Center, lidera a grande celebração da nova Igreja de Scientology na cidade principal mais distante do mundo.

O Sr. David Miscavige, o líder eclesiástico da religião de Scientology, viajou 14 500 quilómetros para chegar a Perth. Ele disse aos celebrantes reunidos na inauguração que em breve vai viajar outros 32 000 quilómetros para cortar outra fita. Mas, para Perth, o Sr. Miscavige proclamou: “Este é o MOMENTO que tem estado à espera.”

Visto que ele conduziu a cerimónia de inauguração, o Sr. Miscavige falou do novo futuro de Scientology na Austrália Ocidental. “E com isso, damos um passo para fora do Sonho para compreender o sonho final antes da fita cair… O que é o mesmo que dizer que este é agora o momento para levar a nossa ajuda sincera e indiscriminadamente. Pois só desta forma, esta nova Igreja de Scientology serve Perth e torna‑se Perth.”

O Sr. Miscavige liderou um período de crescimento sem precedentes com a abertura de 65 novas Igrejas em anos recentes. Perth marca o número 66. Estas Igrejas estabeleceram um padrão definido pelo Sr. Hubbard e levado a cabo pelo Sr. Miscavige, que visiona cada Igreja como uma expressão perfeita dos princípios e práticas da religião, incluindo os muitos programas comunitários e programas humanitários.

No canto sudoeste da Austrália, Perth é isolada e difícil de alcançar — é mais rápido voar de Bali do que de Sydney. A cidade mais próxima da Austrália de Perth é Adelaide, a mais de 2000 quilómetros de distância do continente da costa sul.

O isolamento de Perth tornou uma cidade formidável onde o lema é “Floreat” em latim para “florescer” ou “prosperar”. Isso não foi perdido nos Scientologists. Afinal de contas, uma insistência famosa pelo Sr. Hubbard foi que todos e cada um deve “florescer e prosperar”.

Com esse mesmo espírito a inauguração da Igreja foi inaugurada com o hino nacional tradicional australiano: “Advance Australia Fair”, seguido por uma apresentação incrível duma canção de vitória local, que ecoou o espírito corajoso e empreendedor dos Scientologists de Perth.

Enquanto a população de Perth é próspera, como qualquer cidade, as drogas, crime e outros perigos sociais são sempre fatores presentes na cidade. A cidade da Igreja de Scientology — estabelecida há mais de 60 anos — tem estado na vanguarda de programas de melhoramento social e campanhas humanitárias.

Os Scientologists distribuíram dezenas de milhares de exemplares dos folhetos patrocinados pela Igreja, A Verdade sobre as Drogas. A Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos, também patrocinada pela Igreja, empreendeu uma campanha de sucesso nos últimos anos para parar com as práticas psiquiátricas e bárbaras, incluindo a esterilização de pessoas consideradas “doentes mentais”.

Outros programas patrocinados pela Igreja — O Caminho para a Felicidade, um guia de senso comum para uma vida melhor; e Unidos pelos Direitos Humanos, que promove os direitos humanos para todas as pessoas — também estão intensamente ativos em Perth e na Austrália Ocidental.

Todas as atividades refletem o trabalho árduo e entusiástico de Scientologists a ajudar a construir uma ótima cidade e cultura em Perth. E os cidadãos da cidade têm notado nisso.

Oradores de fita azul e celebrantes representado as comunidades cívicas, culturais, educacionais, agentes da autoridade e empresários de Perth. Os oradores convidados incluíram o Sr. Steve Hansen, membro do Conselho de Negócios da Austrália Ocidental, o Dr. Bernard Doherty, Professor de New Religious Movements, Escola de Teologia na Universidade Charles Sturt, a Dra. Jaya Krishnan, uma médica e membro da Associação Nacional de Medicina Natural e o Sr. Paul Shiel, fundador duma parceria de caridade, Comunidade da Medalha de Missionários.

Numa cidade em que o sucesso e realização são máximas, o Sr. Hansen falou sobre o seu sucesso em crescer a sua empresa de cinco para 42 localizações — tudo devido à Tecnologia Administrativa de L. Ron Hubbard. “Se mais alguém perguntar: ‘Porque é que deveria usar a Tecnologia Administrativa?’ Vou dizer‑lhes: ‘Porque lhe dá as respostas corretas.’ A questão é que a tecnologia funciona 110% das vezes. Acredito que pode beneficiar qualquer negócio, qualquer pessoa, em qualquer lugar. Penso que a oportunidade para esta Igreja é fantástica e tenho mais sorte de estar entre as pessoas mais fabulosas e bem treinadas. Aqui qualquer cidadão pode descobrir o que eles precisam para planear e cumprir os seus próprios sonhos pessoais. E isso significa um impacto massivo na Austrália Ocidental.”

O Dr. Doherty citou o trabalho pioneiro da Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos patrocinada pela Igreja na luta contra o abuso psiquiátrico. “Aqui mesmo na Austrália Ocidental tem havido questões profundas”, disse o professor. “O Pior entre eles são crianças locais a serem dadas drogas prescritas contra a sua vontade e ainda pior, ameaçadas com a ECT [eletroconvulsoterapia] tão jovens como 11 anos. Isto não é apenas um crime, é moralmente inescrupulosos.” Mas o Dr. Doherty também falou das soluções patrocinadas pela Igreja para combater esse crime: “Estão a criar uma campanha informativa que é baseada em provas e encontraram‑se com Membros do Parlamento da Austrália Ocidental para expor a verdade chocante. E por fim, realizaram uma proibição permanente de ECT a menores, salvaguardando os cidadãos mais vulneráveis!”

O Dr. Krishnan falou sobre como Scientology enfatiza o elemento espiritual de pessoas, algo que falta na ciência médica moderna. “Acredito que a Igreja de Scientology é a solução para dar à Humanidade as respostas para lidar com a vida e melhorarem‑se a eles mesmos”, disse o Dr. Krishnan. “Tenho visto a vossa dedicação, a vossa paixão para elevar os outros e os vossos valores para proteger todos os cidadãos em Perth. Dá‑me uma grande honra e esperança saber que tenho a Igreja para poder enviar as pessoas, sabendo que elas vão tornar‑se uma pessoa melhor com as respostas que têm procurado”, enfatizou o Dr. Krishnan. “E assim, com esta cerimónia, vamos despertar o espírito humano e criar uma grande mudança para Perth e toda a Austrália Ocidental!”

O Sr. Shiel, da Comunidade da Medalha de Missionários, falou sobre a necessidade de caridade mesmo numa cidade vibrante como Perth. A sua organização em parceria com a Igreja de Scientology em encontrar soluções para aqueles aprisionados por drogas, alcoolismo e pobreza. “Reconheci imediatamente a enorme capacidade da Igreja para dar de volta”, comentou o Sr. Shiel. “Não importa o problema: drogas, direitos humanos, moralidade — vêm com uma paixão que não tem paralelo. Tenho trabalhado com equipas humanitárias do Nullarbor ao Kimberleys e o topo de Darwin e nunca vi nada como as vossas campanhas… É Ajuda com um ‘A’ em maiúscula”, disse ele. “Sim, essa é a Igreja de Scientology — uma organização humanitária em todos os aspetos!”


Todos o que se aproximam da nova Igreja de Scientology de Perth são bem‑vindos pela sua fachada impressionante. À medida que os paroquianos entram no espaço amplo, eles são recebidos na Receção com vista para o Centro de Informação Público. O espaço está aberto com tetos altos e iluminação de estilo industrial. Linhas simples e tons de metal escuro com madeira rústica a dar um sentimento industrial moderno em todo o espaço.

Os visitantes recebem uma introdução a Dianetics e Scientology, começando com o Centro de Informação Público. Os seus expositores contêm mais de 500 filmes em 17 línguas, que apresentam as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também detalha as muitas iniciativas humanitárias que Scientology apoia. Estes incluem uma campanha mundial da educação dos direitos humanos; programas de educação, prevenção e reabilitação de drogas; uma rede global de centros de literacia e aprendizagem; e o corpo dos Ministros Voluntários de Scientology que se tornou a maior e mais independente força de socorro.

A Capela de Perth é um grande espaço de dois andares com iluminação à volta do perímetro da parede, criando uma ilusão dum teto flutuante acima. Proporciona um espaço para as reuniões congregacionais de Scientology, incluindo Serviços Dominicais, Casamentos e Batismos, bem como uma multitude de eventos comunitários, tais como banquetes, seminários e workshops, abertos a membros de todas as denominações.

O Café apresenta um ponto de encontro para aqueles que participam nos eventos, bem como para os paroquianos durante os intervalos entre os seus serviços de Scientology.

A nova Igreja providencia a entrega de todos os Serviços Introdutórios. Estes incluem seminários à tarde, noturnos ou de fim de semana de Dianetics e Scientology que dão uma visão geral dos princípios fundamentais e a sua aplicação na vida, bem como uma gama de Cursos de Melhoramento da Vida de Scientology para ajudar a melhorar qualquer aspeto da vida duma pessoa.

A Igreja ainda inclui dezenas de salas especialmente designadas para proporcionar o cenário ideal para a audição (aconselhamento espiritual) de Scientology. Também há várias salas de curso dedicadas a treinar auditores (conselheiros espirituais), para os Scientologists que estudam a tecnologia de audição ajudarem os outros a alcançarem a liberdade espiritual.


A inauguração da nova Igreja de Scientology de Perth surge durante um período de expansão massiva da religião com mais de 65 novas Igrejas de Scientology, desde Los Angeles a Tampa, Londres a Milão, Telavive a Tóquio e Kaohsiung a Bogotá.

No ano passado, houve inaugurações de novas Igrejas de Scientology Ideais em: Vale de São Fernando, Califórnia; Miami, Florida; Copenhaga, Dinamarca; Dublin, Irlanda; Birmingham, Reino Unido; Amesterdão, Países Baixos; Joanesburgo Norte, África do Sul; Salt Lake City, Utah e Silicon Valley, Califórnia.

Estão planeadas mais inaugurações da Igreja em 2018, em cidades na Europa, América Latina, América do Norte e África.