SALT LAKE CITY, UTAH

No Espírito dos seus Pioneiros Históricos, a Cidade de Salt Lake Saúda a Primeira Igreja Ideal de Scientology de Utah.

No coração das Montanhas Rochosas, na icónica South Temple Street, a Igreja de Scientology de Salt Lake City abre as suas portas a todos.

Numa cidade cujo nome em si carrega para todos os americanos conotações de fé e compromisso religioso, a Igreja de Scientology de Salt Lake City inaugurou hoje, no dia 17 de fevereiro, a sua mais recente aquisição numa congregação crescente de igrejas por todo o mundo.

Num sábado ameno sob um sol brilhante — incomum para o inverno nesta pitoresca cidade montanhosa — a Igreja foi recebida por líderes cívicos e religiosos que se juntaram a membros locais e regionais para abrir oficialmente o seu novo lar em Utah, a cerca de 1,5 quilómetros do centro de Salt Lake.

Enquanto o tempo em Salt Lake em fevereiro está normalmente abaixo de zero, o calor de boas‑vindas nesta inauguração foi algo típico dos descendentes dos pioneiros da cidade, cuja crença no que diz respeito às liberdades individuais continua a decorrer como uma tendência pela comunidade.

O Sr. Miscavige inaugurou oficialmente a Igreja de Scientology de Salt Lake City com paroquianos locais que lideraram o caminho para tornar a primeira Igreja Ideal de Scientology de Utah uma realidade em 2018.

À medida que a Igreja de Scientology de Salt Lake City tomou o seu lugar nesta rua histórica, sob a majestosa Cordilheira Wasatch, o Sr. David Miscavige, líder eclesiástico da religião de Scientology, saudou a multidão.

Ele disse: “Antes de a fita cair e todas as montanhas que nos rodeiam elevarem‑se uns 200 metros, chegamos ao que L. Ron Hubbard levar‑vos‑ia a lembrar antes de se aventurarem através deste vale. Não foi ‘boa sorte’, nem ‘boa jornada’, mas apenas e simplesmente: ‘Não mude a religião de nenhum homem, não mude a convicção política de nenhum homem. Em vez disso, ensine o Homem a usar aquilo que tem e aquilo que sabe para criar de facto e pela primeira vez, uma civilização na Terra.’ Depois há a libertação de ignorância e então, talvez, um Reino dos Céus na Terra.”

Mais de mil Scientologists e convidados reuniram‑se sob os picos vibrantes da cidade, para inaugurar a primeira Igreja Ideal de Scientology. O hino de abertura, “We Will Rock You”, abarcou o cenário, enquanto os dignitários municipais e estatais abraçaram o espírito humanitário que permeou a cerimónia.

Conhecida pela simpatia e espírito comunitário, Salt Lake já testemunhou os benefícios dos programas sociais dinâmicos da Igreja, levada a cabo pelos Scientologists locais e voluntários. Os resultados foram muitas vezes fantásticos: legislação para proteger os direitos da família coagidos a medicar as crianças; um programa de desintoxicação baseado na tecnologia inovadora de L. Ron Hubbard e que ajudou a salvar as vidas de 100 polícias de Utah expostos a metanfetaminas tóxicas; e um corpo de Ministros Voluntários de Scientology que contribuíram com 30 000 horas de respostas a desastres só no último ano.

As graciosas instalações da Igreja com 4000 metros quadrados, perto do coração da cidade, permanecem como um compromisso da comunidade de Scientology de Salt Lake para o melhoramento social em Utah. Como testemunho disso, dignitários de todo o Estado vieram receber e reconhecer esse compromisso. Os mais proeminentes entre eles são: a Senadora do Estado de Utah, a Sra. Margaret Dayton; o Oficial reformado da Unidade de Crime Grave de Utah, o Sargento Brandon Burgon; a Diretora da Organização Operation Underground Railroad, a Sra. Taryn Dipo; e o Porta‑voz da Agência de Voluntários do Estado de Utah, o Sr. Ken Kraudy.

A Senadora Dayton elogiou os paroquianos locais que se juntaram a ela no Capitólio na luta pelos direitos da família e liberdades religiosas. “Juntos promulgámos uma legislação para proteger as famílias de serem desfeitas, simplesmente porque os pais não dão aos seus filhos psicotrópicos perigosos”, disse ela. “E quando essa lei foi aprovada, juntos garantimos o direito mais importante para as famílias de Utah: O direito de ser uma família.”

O Brandon Burgon, um Sargento reformado da Unidade de Crime Grave de Utah, recordou como a sua vida se transformou graças ao trabalho dos Scientologists de Salt Lake. Ele disse: “Quando vejo Scientologists e o trabalho que fazem, vejo um símbolo que diz: ‘Estamos aqui para ajudar.’ Olharam para os oficiais a afundarem‑se no veneno desses laboratórios de metanfetaminas. Vieram até nós quando mais ninguém sabia o que fazer e disseram: ‘Vamos ajudar‑vos.’ Assim, nunca nos vamos esquecer de L. Ron Hubbard e da Igreja de Scientology.”

A Sra. Taryn Dipo da Organização Operation Underground Railroad, que trabalha para recuperar as vítimas de tráfico humano por todo o mundo, destaca a dedicação dos membros da Igreja para com os direitos básicos da humanidade. Ela disse: “Conhecemos pela primeira vez membros da vossa Igreja quando testemunharam no Capitol Hill. Colaboramos imediatamente nos esforços de educação em prol da libertação de homens, mulheres e crianças da escravidão moderna. Mas se isso não é um empenho suficiente, vocês até já colocaram as vossas próprias vidas na frente, ao acompanhar as nossas operações de retirada para expor os verdadeiros traficantes. Sim, vocês educam, fortalecem e certamente libertam em nome da liberdade.”

O Sr. Ken Kraudy falou da sua admiração pelos Ministros Voluntários de Scientology. “Vocês estão dispostos a serem mobilizados para qualquer lugar, para enfrentar qualquer coisa… Na verdade, durante esta época recorde de desastres, vocês estavam em todo o lado. Então, para todos os Scientologists, devem ter orgulho, porque estão a fazer uma diferença enorme”, disse ele. “Que é em termos do que têm feito e do que continuam a fazer. Gostaria de dizer que somos ‘farinha do mesmo saco’. E, consideramos que isso é um grande elogio para nós. Porque vocês não só são aceites, mas são aplaudidos pelo vosso trabalho nos desastres em Utah e por todo o mundo.”


Quando se entra na nova Igreja de Salt Lake City, é proporcionado aos visitantes uma introdução a Dianetics e Scientology, começando com o Centro de Informação Público. Os seus expositores contêm mais de 500 filmes em 17 línguas, que apresentam as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também detalha as muitas iniciativas humanitárias que Scientology apoia. Estes incluem uma campanha mundial da educação dos direitos humanos; programas de educação, prevenção e reabilitação de drogas; uma rede global de centros de literacia e aprendizagem; e o corpo dos Ministros Voluntários de Scientology que se tornou a maior e mais independente força de socorro.

A Capela de Salt Lake City proporciona um espaço para as reuniões congregacionais de Scientology, incluindo Serviços Dominicais, Casamentos e Batismos, bem como uma multitude de eventos comunitários, tais como banquetes, seminários e workshops, abertos a membros de todas as denominações.

O Café Peaks apresenta um ponto de encontro para aqueles que participam nos eventos, bem como para os paroquianos durante os intervalos entre os seus serviços de Scientology.

A nova Igreja providencia a entrega de todos os Serviços Introdutórios. Estes incluem seminários à tarde, noturnos ou de fim de semana de Dianetics e Scientology que dão uma visão geral dos princípios fundamentais e a sua aplicação na vida, bem como uma gama de Cursos de Melhoramento da Vida de Scientology para ajudar a melhorar qualquer aspeto da vida de uma pessoa.

A Igreja de Salt Lake City ainda inclui dezenas de salas especialmente designadas para proporcionar o cenário ideal para a audição (aconselhamento espiritual) de Scientology. Também há várias salas de curso dedicadas a treinar auditores (conselheiros espirituais), para os Scientologists que estudam a tecnologia de audição ajudarem os outros a alcançarem a liberdade espiritual.


A inauguração da nova Igreja Ideal de Scientology de Salt Lake City surge durante um período de expansão tremenda da religião com mais de 60 novas Igrejas de Scientology, desde Los Angeles a Tampa, Londres a Milão, Telavive a Tóquio e Kaohsiung a Bogotá, incluindo 18 só no oeste dos Estados Unidos. “Ideal” é o standard estabelecido por L. Ron Hubbard, para que todas as Igrejas possam ser uma expressão perfeita dos princípios e práticas da religião, incluindo os seus muitos programas humanitários e comunitários.

No ano passado, houve inaugurações de novas Igrejas de Scientology em Auckland, Nova Zelândia; Vale de São Fernando, Califórnia; Miami, Florida; Copenhaga, Dinamarca; Dublin, Irlanda; Birmingham, Reino Unido; Amesterdão, Países Baixos; e Joanesburgo Norte, África do Sul.

Estão planeadas mais inaugurações da Igreja em 2018, em cidades na Europa, América Latina, América do Norte, África e Austrália.