ORLANDO, FLORIDA

UMA ESTRELA IRROMPE NA “CIDADE BONITA” ENQUANTO UMA FITA CAI NA NOVA IGREJA DE SCIENTOLOGY

Orlando, a cidade mais visitada no país, vê um sonho tornado realidade quando a nova Igreja de Scientology de Orlando abre as suas portas a todos.

Um “Reino Mágico” duma região metropolitana onde o encantamento é uma rotina, o surreal é real e as estrelas são desejadas, a “Capital dos Parques Temáticos do Mundo” é completamente única. O lar da terra da fantasia tais como Walt Disney World, SeaWorld Orlando, Universal Studios e o Mundo Mágico de Harry Potter entre muitos outros, o recreio massivo de Orlando atrai turistas que procuram divertimento e adrenalina de todas as idades por todo o globo.

Enquanto a poucos minutos da avenida dos parques temáticos de Orlando, International Drive, pode ver a “estrela brilhante” mais recente, já a brilhar na galáxia interestelar crescente da Igreja. As instalações expansivas ficam a cerca de 2 hectares no centro da maior cidade de Florida, ao longo das margens do Lago Ellenor. Neste lugar encantador, onde o riso e a imaginação são intemporais, uma multidão de mais de 2 mil Scientologists e amigos reuniram‑se sob o sol de sábado da Florida, no dia 12 de maio, para celebrar a inauguração da nova Igreja de Scientology.

Acompanhado por Scientologists que lideraram a carga para dar vida à nova Igreja, o Sr. Miscavige inaugurou oficialmente a Igreja de Scientology de Orlando.

Ao comemorarmos a ocasião especial, o Sr. David Miscavige, o líder eclesiástico da religião de Scientology, refletiu: “Para além de tudo o que a vossa cidade é famosa, há ainda outra maneira de contar esta história e segue dum tipo diferente de magia. Porque com a queda da fita inaugural, uma nova Igreja de Scientology surge com um reino de liberdade espiritual onde todos os cidadãos reinam.”

Nesta tarde de primavera, a orquestra começou a um ritmo acelerado — uma banda sonora de amostras do menu de parques temáticos da área até aos tempos modernos do hip‑hop. Foi um refrão em harmonia com os dignitários presentes, que abraçaram o legado da Igreja em Orlando e encorajavam paroquianos para levar a “verdadeira magia” às suas comunidades.

Um tabuleiro de culturas existe na sombra formidável do Rato, apresentando uma cornucópia de perguntas e problemas — em particular, relativas aos direitos humanos e consumo de drogas entre os residentes e visitantes. A nova Igreja, com programas de melhoramento social e humanitários que abrangem a gama de problemas sociais, está pronta para fornecer as respostas.

O consumo de drogas ilícitas é uma preocupação primária na maior área de Orlando, visto que está em todas as comunidades, grandes ou pequenas na Florida, onde 85% dos comprimidos oxicodona da nação são feitos. Através da iniciativa educacional internacional da “Verdade sobre as Drogas” apoiada pela Igreja, os Scientologists têm estado nas linhas da frente a esclarecer mais de meio milhão de jovens e adultos em Orlando, sobre os perigos do consumo de drogas.

Para além da medicina e montanhas‑russas, no entanto, encontram‑se duas outras comunidades — uma quase rodeada por milhas e milhas de gado e agricultura de campos — a outra escondida de vista no meio da agitação do dia a dia de milhões de turistas. Cheio de trabalhadores emigrantes, adolescentes problemáticos e crianças adotivas, a Florida Central está em terceiro entre as piores áreas de trabalho humano e tráfico sexual. Para evitar a violação desses direitos, a Igreja patrocina o programa de Unidos pelos Direitos Humanos, a maior campanha de educação e informação não‑governamental desse género. O resultado tem sido um impressionante enaltecimento de inúmeros grupos e indivíduos inspirados pela Igreja para continuarem a lutar contra tais males invisíveis.

Uma expressão do seu slogan bem‑conhecido “Há Sempre Algo que se Pode Fazer”, os famosos Ministros Voluntários de Scientology da Florida são uma visão familiar no Centro da Florida nas suas t‑shirts amarelas, especialmente durante a temporada de furacões do verão. Têm estado a ajudar a reparar as casas e vidas arruinadas pelo furacão. Os Ministros Voluntários são conhecidos mundialmente pela sua resposta no ataque do 11 de setembro World Trade Center, às inundações, terramotos e todos os outros tipos de desastres naturais e artificiais.

Outras campanhas patrocinadas pela Igreja incluem a Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos, um grupo de vigilância que investiga e expõe as violações dos direitos humanos e é conhecida na Florida por expor o abuso do Baker Act — e O Caminho para a Felicidade, um guia de senso comum, proporcionando uma bússola moral não‑religiosa para todos.

Estes programas refletem a diligência e compromisso inabalável dos Scientologists de Orlando para ajudar a construir uma cidade mais educada, compassiva e vibrante. E eles inspiraram parceiros comunitários em todo o Orlando.

Entre os presentes para celebrar este dia especial estiveram líderes e aliados desta comunidade de Orlando, muitos dos quais subiram para saudar a Igreja, incluindo: a Sra. Susan Valdes da Associação Conselhos Escolares da Florida; o Sr. Edward Herman, Educador de Jovens em Risco, Cidade de Orlando; o Sr. Justin Drach, Tenente das Forças Armadas dos EUA; e o Pastor Joel Lewis das Igrejas Out of Our Heart.

A Sra. Valdes saudou a Igreja e o seu apoio da Youth for Human Rights que ajuda a manter viva a chama da liberdade na Florida. “As famílias vêm constantemente ter comigo e dizem como os conceitos e informação fornecidos pela Youth for Human Rights são a educação mais importante de lá de fora. Vocês trazer os seus materiais e educam as pessoas nos seus direitos humanos — o direito à educação, o direito à responsabilidade e o direito à vida… Através da sua mensagem dos direitos humanos, temos agora educado mais de 25 000 famílias na Florida.”

O Sr. Drach disse aos presentes sobre defender os direitos com a CCHR em nome de inocentes: “Como um aviador naval, tenho voado aviões para defender a nossa constituição e as nossas liberdades. Era, e ainda é o meu dever servir aqueles que lhes foi negada a sua liberdade. Na verdade há um ditado na Marinha que diz: ‘Sempre a Defender, Sempre de Vigia’ e esse é um lema que eu vejo cumprido por vocês. Porque só há um grupo de pessoas que são a fonte e a autoridade sobre o Baker Act neste estado — e essa é a CCHR e a Igreja de Scientology!”

O Sr. Herman declarou que o folheto O Caminho para a Felicidade do Fundador de Scientology L. Ron Hubbard pode acordar uma geração em dificuldades: “Agora, para ser claro, as minhas aulas são incubadoras para membros de gangues portadores de cartão. Mas depois, assim que comecei, preceito a preceito, comecei a ver a ligação com a filosofia de O Caminho para a Felicidade. Os alunos que normalmente se sentam em silêncio, de repente estavam a falar. Os outros que não olham nos olhos estavam agora a discutir as suas vidas pessoais. E nunca me esquecerei dum jovem rapaz que, anos mais tarde, procurou‑me para me dizer: ‘Sabes? Aqueles 21 preceitos — eles mudaram a minha vida.’”

E finalmente, a atingir um acorde que resume o espírito e propósito da nova Igreja, o Pastor Lewis declarou: “Se me perguntarem, os Ministros Voluntários e a Igreja de Scientology inspiram uma nova esperança. E aqui perante nós representa o que gostaria de chamar uma ‘biblioteca espiritual’ para inspirar essa esperança para todas as pessoas. Agora já não há nenhuma desculpa para qualquer pessoa ser desaprendida. Porque o Sr. Hubbard juntou toda esta sabedoria e pô‑la em livros para todos os homens. Por isso, com esta nova Org Ideal, estão a conceder indivíduos o poder de escolha e o direito de aspirar a uma maior liberdade.”


A primeira característica que os visitantes e paroquianos vêm quando se aproximam da nova Igreja de Scientology de Orlando de três andares é a sua fachada de meados do século. Ao entrar, os visitantes veem um espaço brilhante e moderno baseado no sol da Florida. Tons de azul claro, areia e cinzento dão uma sensibilidade serena ao Centro de Informação Público onde é apresentada uma introdução a Dianetics e Scientology. Os seus expositores contêm mais de 500 filmes em 17 línguas, que partilham as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também detalha as muitas iniciativas humanitárias que Scientology apoia. Estes incluem uma campanha mundial da educação dos direitos humanos; programas de educação, prevenção e reabilitação de drogas; uma rede global de centros de literacia e aprendizagem; e o corpo dos Ministros Voluntários de Scientology que se tornou a maior e mais independente força de socorro.

A nova Capela de Orlando proporciona um espaço para as reuniões congregacionais de Scientology, que incluem Serviços Dominicais, Casamentos e Batismos. Também acolherá eventos comunitários, como banquetes, seminários e workshops, abertos a membros de todas as denominações.

O elegante Café Lakes, apresenta lugares no interior e exterior, oferecendo um ponto de encontro para aqueles que participam nos eventos, bem como para os paroquianos durante os intervalos entre os seus serviços de Scientology.

A nova Igreja providencia a entrega de todos os Serviços Introdutórios. Por exemplo, os visitantes participam frequentemente em seminários de Dianetics e Scientology à tarde, à noite e nos fins de semana, que dão uma visão geral dos princípios fundamentais e a sua aplicação na vida, bem como uma gama de Cursos de Melhoramento da Vida de Scientology para ajudar a melhorar qualquer aspeto da vida de uma pessoa.

A Igreja de Orlando ainda inclui dezenas de salas especialmente designadas para proporcionar o cenário ideal para a audição (aconselhamento espiritual) de Scientology. Também há várias salas de curso dedicadas a treinar auditores (conselheiros espirituais), para os Scientologists que estudam a tecnologia de audição ajudarem os outros a alcançarem a liberdade espiritual.


A inauguração da nova Igreja de Scientology de Orlando surge durante um período de expansão tremenda da religião com 65 novas Igrejas de Scientology, desde Los Angeles a Tampa, Londres a Milão, Telavive a Tóquio e Kaohsiung a Bogotá, incluindo 28 só nos Estados Unidos.

Só no ano passado, houve inaugurações de novas Igrejas de Scientology em: Vale de São Fernando, Califórnia; Miami, Florida; Copenhaga, Dinamarca; Dublin, Irlanda; Birmingham, Reino Unido; Amesterdão, Países Baixos; Joanesburgo Norte, África do Sul; Salt Lake City, Utah; Silicon Valley, Califórnia e Perth, Austrália.

Estão planeadas mais inaugurações da Igreja em 2018, para as cidades globais da Europa, América do Norte e África.