KANSAS CITY, MISSOURI

UM NOVO LAR NO CORAÇÃO DOS EUA:
A IGREJA DE SCIENTOLOGY INAUGURA NO MARCO HISTÓRICO DE KANSAS CITY

2 DE NOVEMBRO DE 2019

Kansas City dá as boas‑vindas a uma nova Igreja em Crossroads Arts District, no centro urbano da cidade.

Siga dois rios sinuosos através de uma multiplicidade de fazendas alcançando o horizonte e chegará a uma grande cidade que dá a sensação duma cidade pequena, o centro dos Estados Unidos continental.

Alguns residentes irão dizer‑lhe, se ouvir com atenção, ainda se pode ouvir os cowboys cansados montados em cavalos exaustos através da cidade. Outros dizem que as ruas estão sempre estampadas com as notas do piano de Count Basie e do saxofone de Charlie Parker, apenas alguns dos ícones musicais que começaram neste berço do jazz americano, outrora chamado: “Paris das Planícies.”

50 anos depois, Kansas City ainda pulsa com artistas do século XXI que definem este centro de cultura americana no meio do centro agrícola da nação. Em nenhum outro lugar esse movimento está mais vivo do que em Crossroads Arts District, que no sábado, 2 de novembro, foi o local de algo extraordinário.

Com o cenário perfeito dum dia de sol de outono, uma multidão de mais de 1000 pessoas reuniu‑se no cruzamento da 18th e Grand para saudar uma notável nova Igreja de Scientology a abrir as suas portas.

O Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho de Religious Technology Center, subiu ao palco ao som de um estrondoso aplauso de boas‑vindas na cerimónia de inauguração da Igreja de Scientology de Kansas City.

O Sr. David Miscavige, o líder eclesiástico da religião de Scientology, presidiu a cerimónia de inauguração. No seu discurso de abertura, o Sr. Miscavige sublinhou o espírito jovial do dia em honra do novo lar da Igreja do Centro‑Oeste: “Kansas City, onde, como se costuma dizer, as pessoas falam o ‘americano’ mais puro de todos os 50 estados e o churrasco é o melhor que há na galáxia gastronómica. Esta também é uma cidade onde a ‘ética do trabalho’ ainda é o que era antes da palavra ‘ética’ perder o seu significado. Por isso, sim, Kansas City aqui vamos nós!”

A canalizar a energia duma assistência exuberante e a combinar isso com o ritmo forte de swing que ajudou a dar origem à forma de jazz improvisado de “Bebop”, a cerimónia tornou‑se animada desde o primeiro acorde. Uma atuação de abertura com a famosa canção de blues “Lester Leaps In” fundiu‑se num refrão funk de “Kansas City—Here I Come” (Kansas City — Aqui Vou Eu) entretanto, as festividades foram continuadas por líderes sociais e dignitários anunciando o novo lar histórico da Igreja.

As instalações magnificamente restauradas, construídas em 1926, são um marco histórico da cidade e registadas como património local de importância nacional. Com um design de Belas Artes americano fiel, o seu majestoso exterior simétrico é típico dos edifícios de pedra do início do século XIX que ainda definem as cidades americanas hoje em dia. A peça central é sem dúvida o lobby de dois andares no rés de chão, adornado com cinco tipos de mármore, um teto com vigas pintadas à mão inspiradas no design Asteca e lustres de proporções enormes forjados em bronze e ferro — é uma receção espetacular para uma Igreja inteiramente dedicada a elevar a sua comunidade.

E embora o Centro‑Oeste seja famoso pelos valores tradicionais, isto também traz consigo uma história colorida de gangsters, jogos de apostas, contrabando de uísque e corrupção. É claro que algumas dessas qualidades poderão fazer parte do folclore de Hollywood, mas as taxas de criminalidade violenta de Kansas City ainda a classificam entre as dez principais cidades do país. A contra‑atacar estas estatísticas está um movimento por toda a cidade para tomar medidas, e a flanquear este movimento estão as campanhas de direitos humanos e de melhoramento social patrocinadas pela Igreja, que já estão a decorrer para criar uma Kansas City melhor e mais segura. Por exemplo, programas tais como A Verdade sobre as Drogas são adotados por agentes da autoridade locais para os darem a jovens em risco, as lições de O Caminho para a Felicidade para construir um carácter são ensinadas em congregações cristãs locais e os Ministros Voluntários de Scientology vieram ajudam as vítimas de desastres naturais. Não importa a circunstância ou a necessidade, a resposta da Igreja é sempre a mesma: “A nossa ajuda é sua.”

Entre os dignitários que homenagearam tais compromissos e que por sua vez estenderam o seu agradecimento estavam: Scott Wagner, Presidente da Câmara Temporário de Kansas City desde 2015 até julho de 2019; Jeff Owens, Vice‑Presidente da Crossroads Arts District; Cleo McLaughlin, Conselheira da Associação Nacional de Conselheiros da Toxicodependência; e Pastor Melvin Merritt, Fundador de Ground Level Ministries de Kansas City.

Scott Wagner, Presidente da Câmara Temporário de Kansas City (2015–2019) saudou de forma calorosa a nova Igreja e os seus membros: “Afinal, é tudo uma questão de parcerias. Nenhuma agência pode fazer tudo sozinha. Aquilo que une aqueles de nós que vivem e trabalham juntos é que nós sabemos que Kansas City é grande e tem potencial para se tornar ainda maior. Plantar a vossa nova Igreja aqui diz aos outros: ‘Eh, há algo a acontecer em Kansas City — talvez devêssemos fazer parte disso.’ Obrigado por investirem no nosso futuro e obrigado por darem o vosso coração para o futuro deste coração americano. Bem‑vindos ao distrito.”

Jeff Owens, Vice‑Presidente da Crossroads Arts District, honrou o trabalho da Igreja para restaurar o seu novo lar no coração de tudo: “É isso mesmo, a vossa casa no centro do Crossroads Arts District. Mas vocês não consideram esta distinção como um dado adquirido — vocês tomaram medidas. Quando apareceram e restauraram este marco histórico, vocês declararam: ‘Não há nenhuma fronteira na arte — vamos criar uma obra‑prima aqui mesmo neste lugar.’ Bem, fiquei simplesmente espantado quando entrei pela vossa entrada e vi o que fizeram. É uma bela preservação da Kansas City Americana. O que quer dizer, o vosso lar reflete a personalidade do nosso lar como uma comunidade.”

Cleo McLaughlin, Conselheira da Associação Nacional de Conselheiros da Toxicodependência, refletiu sobre a descoberta da tecnologia de reabilitação do Narconon: “Assisti a uma graduação e ouvi as histórias de desespero daqueles que tinham lutado e ganhado contra as drogas. Isso foi emotivo, foi inesquecível. Estes seres preciosos, cada um deles, sucumbiu para algo que não estava a dar vida, mas a tirá‑la. No entanto, agora, com o Narconon, eles voltaram à vida. Tornei‑me uma crente vitalícia. E tem sido um prazer trabalhar convosco, a ressuscitar vidas humanas de Arkansas e Oklahoma e daqui mesmo em Missouri.”

O Pastor Melvin Merritt, Fundador de Ground Level Ministries de Kansas City, falou das possibilidades agora abertas a todos os residentes da sua cidade: “A palestra de hoje tem muito a ver com religiões diferentes e igrejas diferentes e quão diferentes e separados estamos todos. Se simplesmente nos juntarmos, vejam a quantidade de poder que isso iria criar. E aí começa o meu compromisso com a Igreja de Scientology. Já temos estado a trabalhar lado a lado com os Ministros Voluntários nos eventos de colaboração na nossa comunidade.[…] Sim, estou entusiasmado. O mundo precisa de perceber que somos todos Ministros Voluntários. E aqui em Kansas City, comum à causa, juntos vamos Fazer Algo a Esse Respeito!


Ao entrar na nova Igreja de Scientology de Kansas City, os visitantes são recebidos por um Centro de Informação Público que apresenta uma introdução a Dianetics e Scientology. Os seus expositores contêm mais de 500 filmes em 17 línguas, que partilham as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também apresenta as muitas iniciativas humanitárias que Scientology apoia, incluindo a sua campanha mundial da educação dos direitos humanos; programas de educação, prevenção e reabilitação de drogas; uma rede global de centros de literacia e aprendizagem; e o corpo dos Ministros Voluntários de Scientology que se tornou a maior e mais independente força de socorro.

A Capela de Kansas City é um espaço para todas as reuniões dos paroquianos de Scientology — incluindo Serviços Dominicais, Casamentos e Batizados. Além disso, a Capela está aberta para toda a comunidade e qualquer denominação para uma ampla gama de eventos. Desde banquetes e seminários a workshops e palestras, tudo em nome de elevar Kansas City a maiores alturas.

O Café oferece um local para socializar, quer seja para os visitantes da Igreja ou para aqueles que participam nos vários eventos marcados ou para os paroquianos durante os intervalos entre os seus serviços de Scientology.

A nova Igreja providencia a prestação de seminários e cursos introdutórios. Realizados à tarde, à noite e nos fins de semana, estes transmitem uma perspetiva geral dos princípios fundamentais de Dianetics e Scientology e a sua aplicação na vida. Entre os mais populares estão uma série de Cursos de Melhoramento da Vida, cada um concebido para ajudar a melhorar uma determinada faceta da vida de uma pessoa.

Para além dos Serviços Introdutórios, a Igreja dispõe de 20 salas especialmente nomeadas para providenciar a audição de Scientology (aconselhamento espiritual individual). Aqueles que querem aprender a tecnologia de audição poderão agora treinar‑se nas várias salas de curso que ocupam um andar deste edifício histórico. Assim que se graduam, estes novos auditores (conselheiros espirituais) podem ajudar outros a alcançar a liberdade espiritual. As novas instalações recebem tanto Scientologists como aqueles interessados em saber mais sobre a Igreja de Scientology.


Esta inauguração da nova Igreja de Scientology de Kansas City impulsiona um período de expansão para a religião com mais de 70 novas Igrejas de Scientology, em cidades globais — desde Los Angeles a Londres, Bogotá a Berlim e Telavive a Tóquio.

Estão planeadas mais inaugurações da Igreja nos próximos 12 meses, para cidades na América do Norte, Austrália, Europa, e Reino Unido.