Esturgarda, Alemanha

A LIBERDADE REINA À MEDIDA QUE A IGREJA DE SCIENTOLOGY DE ESTUGARDA ENTRA EM AÇÃO

No lar do automóvel e no núcleo do coração da industria da Alemanha, uma nova Igreja de Scientology dirige a oportunidade para o avanço de melhoramento social e espiritual.

Situada entre a Floresta Negra a oeste e os Alpes Swabian a sul, o Rio Neckar que passa pelo meio de Estugarda, passando através do vale da cidade conhecido como “Caldeirão”. As colinas e cenário de vinhas com imensas árvores sequoias gigantescas circundam esta cidade alemã, famosa por receber festivais culturais e de culinária, além de produzir os carros de luxo mundialmente famosos.

Domingo, 9 de setembro, marcou uma união de energia moderna e história clássica quando mais de 2500 Scientologists e convidados se reuniram para a inauguração da nova Igreja de Scientology para Estugarda.

O Sr. Miscavige preside a celebração de tecnologia de ponta da nova Igreja de Scientology de Estugarda.

À luz deste momento histórico, o Sr. David Miscavige, líder eclesiástico da religião de Scientology, disse: “Hoje, inauguramos a maior Igreja de Scientology da Alemanha e um lar a condizer com esta âncora duma nação. Significa que nada é maior do que a busca da sabedoria… E nada é mais duradouro que a dignidade e liberdade. Nesse respeito, esta Igreja incorpora os próprios Objetivos de Scientology: ‘Uma civilização sem insanidade, sem criminosos e sem guerra, onde os capazes possam prosperar e os seres honestos possam ter direitos e onde o Homem seja livre para se elevar a maiores alturas’ … E assim, abrimos as nossas portas.”

Exatamente com essa paixão, a inauguração começou com uma canção e dança tradicional — um tributo à herança cultural de Estugarda e o seu orgulho como um líder nacional nas artes. A música depois mudou para um ritmo rock e pop como um cântico vibrante que encheu o ar: “Um Brinde a Nós — agora e para sempre.” Esse espírito de esperança e expectativa levada a cabo nos discursos de dignitários locais que falaram sobre o impacto que este novo centro terá quando ajuda Estugarda a encarar uma série de problemas.

De facto, enquanto a população da cidade está a prosperar, drogas, crime e outros contratempos sociais continuam a ser uma preocupação profunda; e a Igreja tem estado na vanguarda das campanhas de melhoramento social e humanitárias para contrariar o seu avanço.

Só nos últimos anos, a Igreja de Estugarda tem apoiado a iniciativa “Diga Não às Drogas — Diga Sim à Vida”, educando as pessoas sobre os perigos das drogas por meio de distribuir os folhetos de A Verdade sobre as Drogas, realizando open houses de prevenção de drogas, transmitido anúncios de serviço público e produzindo filmes que incentivam as crianças e adolescentes a assinar um juramento sem drogas. Ao todo, o Mundo sem Drogas Estugarda alcançou mais de 250 000 pessoas com a mensagem da Verdade sobre as Drogas.

A Igreja também esclareceu mais de 70 000 residentes do estado de Baden‑Württemberg sobre os perigos do consumo de drogas psicotrópicas através do trabalho da Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos, um vigilante sem fins lucrativos fundado pela Igreja de Scientology. Ao lado disso está o programa patrocinado pela Igreja de Unidos pelos Direitos Humanos, que promove os direitos humanos para todas as pessoas, e O Caminho para a Felicidade, um guia de senso comum para uma vida melhor, também ativo sem parar por toda a região.

Por isso, cada uma destas atividades demonstram a dedicação e compromisso fervorosos de Scientologists a ajudar a trazer uma maior consciência e impulso humanitário a Estugarda e aos seus cidadãos.

Como tal, a nova Igreja de Scientology da cidade está requintadamente concebida e foi nomeada para servir como um centro para conectar com parceiros comunitários bem como para fornecer serviços ao número crescente de Scientologists. Umas instalações notáveis, a Igreja impressionante de 7200 metros quadrados está localizada numa das principais vias da cidade, Heilbronner Strasse.

A receber os Scientologists ao seu novo lar estava um conjunto diverso de líderes cívicos e religiosos notáveis. Eles incluíram: o Sr. Samir El Midani, Conselheiro do Centro Inter‑religioso de Estugarda; a Sra. Jirina Hlasivcova, Conselheira da Educação sobre as Drogas a Jovens, Centro para a Prevenção de Drogas e Terapia; a Dra. Elke Preusser‑Franke, Presidente da Associação de Mulheres Judaicas da Alemanha; e o Advogado dos Direitos Humanos, o Sr. Alexander Petz.

O Sr. El Midani disse como uma parceria com os Scientologists locais tem sido importante em levar adiante a tolerância religiosa e paz entre as diferentes religiões: “A minha congregação não foi aceite pelas suas crenças, mas em vez disso foram bloqueadas pela nossa comunidade. Mas enquanto muitos ignoraram o fumo, vocês não fugiram do ‘fogo’ — foram em direção a ele. Ajudaram‑nos imediatamente a criar uma campanha de informação para ‘preencher o vácuo’ sobre quem somos como uma religião e aquilo em que acreditamos. E graças às vossas ações, fazemos agora parte da comunidade, do qual está orgulhosa”, disse ele. “Quando as pessoas me pedem para descrever como são os Scientologists, eu digo‑lhes: ‘imaginem uma pessoa extremamente inteligente… que oferece amizade e aborda a vida com um sentido inconfundível de idealismo.’”

A Sra. Hlasivcova falou do flagelo da toxicodependência que tem tido um impacto negativo nas escolas de Estugarda e afetou muitas famílias alemãs, incluindo a sua própria: “A nossa geração está a viver num oblívio concebido e gerado pelas drogas. Já na minha vida, por causa das drogas, tenho amado e perdido. Com cada dose que o meu tio tomou, ele afastou‑nos para o frio e um amigo sofreu um ataque cardíaco. Por isso, a minha dor conduziu a uma paixão profunda dentro de mim para lutar contra as drogas… E estou agora comprometida em criar um mundo sem drogas com vocês durante 8 anos. Juntos, temos feito tours da Verdade sobre as Drogas de Nuremberga a Leipzig, distribuindo mais de 50 000 folhetos em apenas 10 dias. Sim, estamos a despertar uma geração com a Educação sobre as Drogas 2.0.”

A Dra. Preusser‑Franke, Presidente da Associação de Mulheres Judaicas falou de como a sua vida foi impactada pelo código moral não religioso, O Caminho para a Felicidade escrito por L. Ron Hubbard: “Tenho tido o privilégio suficiente de aprender como os preceitos de O Caminho para a Felicidade têm um papel importante na vida, porque experimentei‑os convosco… ‘Dar um Bom Exemplo’ como demos a inumeráveis transeuntes o seu Caminho para a Felicidade nas ruas de Dresden, ‘Procurar viver com a Verdade’ enquanto realizámos exibições de consciência do Holocausto dentro das vossas Igrejas e ‘Tratar os Outros como Eles Querem ser Tratados’, tal como defendem os nossos direitos numa reunião municipal quando os outros estavam a recusar‑se a ouvir o que tínhamos a dizer. Por isso, à medida que trazem à vida preceito a preceito, estão a ensinar milhares como agir com a humanidade. E assim, desde a costa norte de Hamburgo aos campos do sul de Munique — nunca iremos esquecer o caminho de ouro de O Caminho para a Felicidade de L. Ron Hubbard.”

Enquanto em tributo da paixão intensa que sublinhou a cerimónia, o Advogado dos Direitos Humanos, Alexandre Petz reconheceu o grande significado do dia, à luz das vitórias miliárias que ajudou a assegurar este dia: “Juntos fizemos história, não só para Scientology, mas para a sociedade em geral. Estabelecemos os direitos para qualquer igreja ou associação religiosa para operar livremente e sem a intervenção do governo, sob a Constituição. A nossa fé no sistema legal foi justificada, porque protegemos a liberdade de religião para todos os Scientologists, para vocês e criou precedentes para salvaguardar os direitos de todos e a liberdade religiosa para todas as fés na Alemanha. Por isso, que esta nova Igreja de Scientology permaneça como um símbolo de liberdade, para todas as pessoas aqui nesta cidade, nesta região e por toda a Alemanha!”


À medida que os visitantes entram na nova Igreja de Scientology de Estugarda, ficam impressionados por uma cor azul metálico, cromado e cinzentos que refletem a identidade da alta tecnologia da cidade. Os destaques pálidos das instalações misturados com madeira mogno combinam‑se para dar um aspeto de receção calma ao Centro de Informação Público onde é apresentada uma introdução a Dianetics e Scientology. Os seus expositores contêm mais de 500 filmes em 17 línguas, que partilham as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também apresenta as muitas iniciativas humanitárias que Scientology apoia, incluindo a sua campanha mundial da educação dos direitos humanos; programas de educação, prevenção e reabilitação de drogas; uma rede global de centros de literacia e aprendizagem; e o corpo dos Ministros Voluntários de Scientology que se tornou a maior e mais independente força de socorro.

A Capela de Estugarda proporciona um espaço para as reuniões congregacionais de Scientology, incluindo Serviços Dominicais, Casamentos e Batismos, bem como uma multitude de eventos comunitários, tais como banquetes, seminários e workshops, abertos a membros de todas as denominações.

O Café oferece um local para socializar com aqueles que participam nos eventos, bem como para os paroquianos durante os intervalos entre os seus serviços de Scientology.

A nova Igreja providencia a entrega de todos os Serviços Introdutórios. Estes incluem seminários à tarde, noturnos ou de fim de semana de Dianetics e Scientology que dão uma visão geral dos princípios fundamentais e a sua aplicação na vida, bem como uma gama de Cursos de Melhoramento da Vida de Scientology para ajudar a melhorar qualquer aspeto da vida duma pessoa.

A Igreja de Estugarda também apresenta dezenas de salas especialmente designadas para proporcionar o cenário ideal para a audição (aconselhamento espiritual) de Scientology. Também há várias salas de curso dedicadas a treinar auditores (conselheiros espirituais), para os Scientologists que estudam a tecnologia de audição ajudarem os outros a alcançarem a liberdade espiritual. As novas instalações recebem tanto Scientologists como aqueles interessados em saber mais sobre a Igreja de Scientology.


A inauguração da nova Igreja de Scientology de Estugarda continua um período de expansão contínua da religião com mais de 70 novas Igrejas de Scientology, desde Los Angeles a Tampa, Londres a Milão, Telavive a Tóquio e Kaohsiung a Bogotá.

No ano passado, houve inaugurações de novas Igrejas de Scientology em: Dublin, Irlanda; Birmingham, Reino Unido; Amesterdão, Países Baixos; Joanesburgo Norte, África do Sul; Salt Lake City, Utah; Silicon Valley, Califórnia; Perth, Austrália e Orlando, Florida.

Estão planeadas mais inaugurações para os meses futuros em cidades na Europa, América Latina, América do Norte e África.