Validação dos Resultados

VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS

Os ganhos da audição que uma pessoa sente, subjetivamente, também podem ser demonstrados objectivamente por meio de testes durante o curso de um programa de audição.

Numerosos testes são usados para medir a capacidade do preclear antes de iniciar um programa de audição e também fornecer uma previsão de quanto a audição pode demorar para atingir um certo resultado com o preclear. Quando testados novamente, os melhoramentos que ele experimenta pessoalmente podem ser colocados num gráfico, o que valida os seus ganhos.

Estas medidas objectivas do melhoramento de uma pessoa precipitam-se em face a crenças comummente sustentadas. Antes de Dianética, a psiquiatria e a psicologia foram enfáticas na sua afirmação de que a capacidade de uma pessoa e inteligência não podiam ser alteradas. As suas declarações foram contestadas em face de estudo após estudo em que as pessoas mostraram um aumento dramático em ambas as áreas após a audição.

Um teste de rotina é a Análise de Capacidade de Oxford (OCA), que mede com precisão dez traços de personalidade diferentes. Estes sobem marcadamente na audição, refletindo os ganhos do preclear. Os preclears relatam como estando mais calmos, mais estáveis, mais enérgicos e mais descontraídos como um resultado direto da audição e a pontuação no OCA fornecerá dados comprobatórios.

Os testes de aptidão também são um indicador confiável dos resultados da audição. Os melhoramentos nos resultados do teste de aptidão correlacionam-se com uma diminuição da propensão a acidentes. Muitos outros testes estão disponíveis na medida em que a coordenação e a percepção, como visão, audição, daltonismo, equilíbrio e assim por diante. Essas funções também melhoram como resultado da audição.

Naturalmente, o progresso individual é variável, uma vez que é largamente influenciado pela dedicação do preclear e a frequência das sessões. Assim, as taxas de melhoramento claramente definidas são impossíveis de se estabelecer e a Igreja não faz nenhuma declaração ou garantia dos ganhos que alguém fará na audição. Os funcionários da igreja, no entanto, têm visto tantas melhoras notáveis nos paroquianos que esperam tais resultados como rotina.