Igreja Oficial de Scientology: Religião e Ser Espiritual, Filosofia Religiosa, Antecedentes e Teologia

SCIENTOLOGY É UMA RELIGIÃO

Scientology tem em comum muitas das crenças de outras religiões e filosofias. Ela considera o Homem como um ser espiritual com mais do que só carne e osso. Isto, naturalmente, é uma visão muito diferente da defendida pelo pensamento científico predominante que vê o Homem apenas como um objecto material, uma combinação complexa de compostos químicos e de mecanismos de estímulo-resposta.

Scientology acredita que o Homem é basicamente bom, e não mau. Trata-se das experiências do Homem que o levaram a cometer más ações, não a sua natureza. Muitas vezes, ele erroneamente procura resolver os seus problemas considerando apenas os seus próprios interesses, que lhe causa problemas tanto para si mesmo quanto aos outros.

Scientology acredita que o Homem progride na medida em que preserva a sua integridade e valores espirituais e continua a ser honesto e decente. De facto, ele deteriora-se na medida em que ele abandona essas qualidades.

Mas porque o Homem é basicamente bom, ele é capaz de melhoramento espiritual. E este é o objectivo de Scientology: levar uma pessoa a um ponto em que seja capaz de compreender melhor a sua própria vida e, assim, resolver os seus próprios problemas.

Outros esforços para ajudar o Homem têm tentado resolver os seus problemas por ele e, neste aspecto, Scientology é diferente. Scientology acredita que um indivíduo colocado numa posição onde ele pode aumentar as suas capacidades, onde ele pode enfrentar melhor a vida, onde ele pode identificar os factores na sua vida mais facilmente, também está em posição de resolver os seus próprios problemas e, assim, melhorar a sua própria vida.