Posição na Escala de Tom

POSIÇÃO NA ESCALA DE TOM

Ao saber o nível de um homem na escala, muito pode ser determinado sobre as suas atitudes, comportamento e potencial de sobrevivência.

0.05 a 2.0

Quando um homem está quase morto, pode-se dizer que ele se encontra em estado de apatia crónica. E ele se comporta de determinadas maneiras específicas. Isto corresponde a 0.05 na carta da Escala de Tom.

Quando um homem está cronicamente pesaroso devido às suas perdas, ele está num estado de pesar. E, mais uma vez, ele se comporta de maneira previsível. Isto corresponde a 0.5 na carta.

Quando uma pessoa ainda não está tão baixa como o pesar, mas ela percebe que as perdas são iminentes ela está com medo e em torno de 1.0 na carta.

Logo acima do medo, perdas do passado ou iminentes geram ódio na pessoa. No entanto, ela não se atreve a expressar isto como tal, então o ódio é mostrado secretamente. Isto é 1.1, hostilidade encoberta.

Um indivíduo que está em luta contra perdas de que se sente ameaçado encontra-se em ira e manifesta outros aspectos de comportamento. Isto corresponde a 1.5.

A pessoa que meramente suspeita de que a perda poderá ocorrer, ou que tenha ficado fixa neste nível, está ressentida. Ela está em antagonismo, que é 2.0 na carta.

2.0 a 4.0

Acima de antagonismo, a situação de uma pessoa não é boa o suficiente para ela estar entusiasmada, não é ruim o suficiente para estar ressentida. Ela perdeu alguns objectivos e não é capaz de localizar outros imediatamente. Diz-se que está em aborrecimento, ou em 2.5 na carta da Escala de Tom.

Em 3.0 na carta, uma pessoa tem uma perspectiva conservadora e cautelosa sobre a vida, mas está a atingir os seus objectivos.

Em 4.0, o indivíduo está entusiasmado, feliz e com vitalidade.

Muito poucas pessoas estão naturalmente em 4.0 na Escala de Tom. Uma média caridosa estará talvez por volta de 2.8.

Tom Agudo versus Crónico

Esta escala tem um aspecto crónico ou um aspecto agudo. Uma pessoa pode ser levada para um nível baixo na Escala de Tom por dez minutos e depois voltar a subir. Ou pode ser levada para um nível baixo durante dez anos e não voltar a subir.

Um homem que tenha sofrido demasiadas perdas, demasiada dor, tende a fixar-se num nível baixo da escala e a permanecer aí, apenas com ligeiras flutuações. Nesse caso, o seu comportamento geral e comum estará nesse nível da Escala de Tom.