As Partes da Mente

AS PARTES DA MENTE

L. Ron Hubbard descobriu que a mente tem duas partes muito distintas. Uma destas, a parte que você usa conscientemente e da qual está ciente é chamada mente analítica. Esta é a porção da mente que pensa, observa os dados, se lembra e resolve problemas. Tem bancos de memória padrão que contêm quadros de imagem mental e usa os dados desses bancos para tomar decisões que promovam a sobrevivência.

Há duas coisas que parecem estar mas não estão registadas nos bancos padrão: a emoção dolorosa e a dor física. Em momentos de dor intensa, a ação da mente analítica é suspensa e a segunda parte da mente, a mente reativa, assume.

Quando uma pessoa está totalmente consciente, a sua mente analítica comanda totalmente. Quando o indivíduo está total ou parcialmente “inconsciente”, a mente reativa entra total ou parcialmente em atividade. A “Inconsciência” pode ter sido causada pelo choque de um acidente, o anestésico usado numa operação, a dor de um ferimento ou os delírios da doença.

Quando uma pessoa está “inconsciente”, a mente reativa regista exatamente todas as percepções do incidente, incluindo o que acontece ou é dito em torno da pessoa. Também grava todas as dores e guarda este quadro de imagem mental nos seus próprios bancos, onde está disponível a lembrança consciente do indivíduo, e não sob seu controlo direto. Embora possa parecer que uma pessoa que foi posta inconsciente num acidente está inconsciente e não sabe o que está a acontecer ao seu redor, a sua mente reativa está diligentemente a gravar tudo para uso futuro.