HARLEM, NOVA IORQUE

ABRE UMA NOVA ROSA: ORG E CENTRO COMUNITÁRIO IDEAL ABRE EM HARLEM

A nova Igreja de Scientology e Centro Comunitário Ideais de Harlem são chamados um «centro de esperança na 125th Street» numa cerimónia de inauguração entusiasmada realizada no domingo, dia 31 de julho de 2016.

Água rodeia-o. Os Rios East, Harlem e Hudson formam as suas fronteiras, mas o Harlem é transcendente. Durante gerações, este bairro tem sido o centro espiritual dos afro-americanos e vida caribenha nos Estados Unidos. Tendências na música, dança, poesia e arte emergem regularmente deste lugar a norte do Parque Central da cidade de Nova Iorque. A sua importância cultural alcança para além das suas fronteiras físicas — Harlem está enraizado na alma dos EUA.

A liderar o cortar da fita inaugural estava o Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho do Religious Technology Center e líder eclesiástico da religião de Scientology. «Os vossos poetas da renascença, os vossos dramaturgos, os vossos pintores, os vossos escritores e músicos — até uma simples recitação dos nomes é humilde: Duke Ellington, Cab Calloway, Billie Holiday, Claude McKay e Louis Armstrong. O que mais precisam de dizer exceto: “Retirem Harlem da história estado-unidense e torna-se tudo indiferente.”»
 

Uma chuva constante deu espaço — como se fosse um sinal — momentos antes da cerimónia começar. «Não há lugar algum como Harlem», disse o David Miscavige, Presidente do Conselho do Religious Technology Center e líder eclesiástico da religião de Scientology. «Os vossos poetas da renascença, os vossos dramaturgos, os vossos pintores, os vossos escritores e músicos — até uma simples recitação dos nomes é humilde: Duke Ellington, Cab Calloway, Billie Holiday, Claude McKay e Louis Armstrong. O que mais precisam de dizer exceto: “Retirem Harlem da história estado-unidense e torna-se tudo indiferente.”»

No domingo, dia 31 de julho, a Igreja de Scientology abriu uma nova Igreja Ideal e Centro de Comunidade na famosa 125th Street de Manhattan. A ocasião assinalou a celebração do espírito Harlem que tem permeado a paisagem cultural da história estado-unidense. De entretenimento ao vivo que apresentava odes ao Jazz, dança afro-latina, beatboxing e Hip-Hop, dignatários que abrangem o espectro político, cultural e espiritual de Harlem e defesa pública de Nova Iorque, a nova Igreja e Centro Comunitário foram inaugurados numa cerimónia que evoca a paixão afirmante pela vida pela qual Harlem é famoso.

«Estamos aqui para celebrar o pulso de Harlem, que também é o pulso da humanidade», disse o Sr. Miscavige no seu discurso inaugural. «E tudo o que têm de fazer é predizer o que aí vem vez após vez: Harlem. Harlem. Harlem. Então, se alguém perguntar “O que é que acaba de acontecer?” Podeis com verdade dizer: O Harlem renasceu.»

Sob a visão e liderança do Sr. Miscavige, a Igreja de Scientology abriu as portas de mais de 50 novas Igrejas Ideais — desde Los Angeles a Tampa, de Londres a Milão, de Joanesburgo a Tóquio, de Moscovo a Kaohsiung. Na última década, essas aberturas têm levado a uma expansão mundial da religião a uma velocidade que ultrapassa os 50 anos anteriores combinados.

E tal como tantas das cidades que agora chamam uma Org Ideal «sua», Harlem formou uma relação de décadas com a Igreja, trabalhando em conjunto com indivíduos e grupos em programas de literacia, prevenção de iniciativas dos direitos humanos e educação moral. Para esse fim, o Centro Comunitário que agora dá um lar permanente para a prestação de programas importantes populares como A Verdade sobre as Drogas, Unidos pelos Direitos Humanos e O Caminho para a Felicidade.

A nova Igreja e Centro Comunitário estão localizados a apenas duas portas de distância na 125th Street — a rua principal do Harlem — e a um quarteirão da Ponte Triborough. No total, os dois edifícios com o total de 6130 m² permanecem como um farol para a participação comunitária em East Harlem.

«Este novo Centro Comunitário representa não só uma oferta de ajuda, mas o nosso dever e direito de ajudar. Porque não importa o que nos torna a cada um de nós em indivíduos, todos nós representamos a irmandade do Homem. E assim, não há forma de escapar ao facto de que qualquer pessoa que sofre é também o nosso sofrimento. E que nenhum de nós está livre a menos que todos sejamos livres. Quando o segue até ao fim do quadro, torna-se nada menos do que o nosso dever inviolável para apresentar humanidade a cada alma vivente. E assim manter a fé com a família do homem», disse o Sr. Miscavige.

No espírito dessa oferta, aos milhares de Scientologists e convidados presentes uniram-se-lhes dignatários da cidade e do estado na saudação das novas instalações: o Deputado da Assembleia por Nova Iorque, Robert Rodriguez; o Rev. Johnny Ray Youngblood, ministro nacionalmente reconhecido e o Pastor Superior na Igreja Baptista Mt. Pisgah; o Rev. Joseph Jonas, Embaixador dos Direitos Humanos e Membro do Conselho do Clero do 70th Precint, Cidade de Nova Iorque; e o Sr. Raphael Benavides, Presidente, Associação de Mercadores de East Harlem.

«Poderíeis ter escolhido qualquer lugar para estabelecer a vossa nova presença de ponta», disse o Deputado da Assembleia Rodriguez no seu discurso de boas-vindas. «Estou particularmente grato de que de todos os lugares da Cidade de Nova Iorque e do mundo escolhestes esta comunidade. E aqui temos algum terreno fértil. Quando se move Harlem, o mundo inteiro agita... e creio que ao abrir simplesmente as suas portas estareis a dar uma oportunidade a esta comunidade, a oportunidade para progredirem. E quando adicionais o potencial às opções de explicações para reforçar a nossa juventude, conferências e workshops de habilidades de vida, cursos sobre as bases da vida ou até um conselho amigável, este centro pode ser um centro de esperança na 125th Street

O Rev. Johnny Ray Youngblood acrescentou: «As nossas cidades e comunidades estão carregadas de “fachadas de Igrejas”. E então, nesta ocasião de um sonho hoje realizado, esta Igreja Ideal de Scientology e Centro Comunitário são criados como um farol de luz no mar turbulento dos nossos tempos. Neste dia, a analogia da semente vem à mente. Pois quando a regais e colocais no solo correto, olheis para aquilo que se torna. E assim, contemplai esta Org Ideal que floresceu perante nós. Poderá ser um farol para o povo do Harlem e as pessoas de todos os municípios da nossa amada cidade.»

Ao refletir sobre como os sinais da dedicação da promessa recém-encontrada East Harlem, o Sr. Raphael Benavides, Presidente da Associação de Mercadores do bairro observou: «Dentro deste centro há ferramentas para criar uma comunidade próspera. Aquele folheto especial O Caminho para a Felicidade tem estado a ter um impacto tremendo na nossa comunidade. E com a sua distribuição continuada e este Centro, Harlem tem agora um poderoso catalisador para assegurar que o nosso bairro continua a andar no caminho certo — a prosperar. Por conseguinte, desde as agências da lei às empresas e organizações, toda a comunidade está agora a abraçar este pequeno folheto.»

O impacto que Scientology tem na luta pelos direitos humanos tornou-se evidente no comentário do Reverendo Joseph Jones: «Estamos aqui para fazer uma reivindicação de hoje para desenhar o nosso próprio amanhã. E é um amanhã inscrito com esse termo: “Direitos Humanos!” O vosso programa de direitos humanos assumiu uma vida própria. É um comboio imparável a mover-se rapidamente no sentido da liberdade e justiça. Afinal, o vosso esforço para os direitos de uma pessoa nasceu da inspiração de um ministério liderado por esse visionário, L. Ron Hubbard. E assim, permanece em reconhecimento de que o espírito humano é ainda o nosso maior recurso — unido numa causa em que nada o pode derrotar.

«E por aí à luz do que celebramos hoje, deixemos que Harlem e toda a Cidade de Nova Iorque se juntem em nome de alcançar os nossos objetivos mais preciosos na defesa dos nossos direitos humanos — nesta enorme cidade na Terra.»

Com isso, o Sr. Miscavige unido por um conjunto de dignatários, puxou a corda que cortou as fitas abrindo oficialmente a nova Org Ideal e Centro Comunitário à medida que a multidão cantava: «Harlem Harlem Harlem.»


A nova Org Ideal de Harlem proporciona a todos os visitantes uma introdução a Dianética e Scientology, começando com o Centro de Informações Público. Os seus expositores interativos, contendo mais de 500 filmes, apresentam as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também oferece uma descrição pormenorizada dos muitos programas humanitários patrocinados pela Igreja. Estes incluem uma iniciativa mundial de educação para os direitos humanos; um programa amplo de educação, prevenção de drogas e reabilitação de toxicodependentes; uma rede global de literacia e centros de aprendizagem; e o programa dos Ministros Voluntários de Scientology que representa agora a maior e mais independente força de socorro mundial.

A Org Ideal de Harlem também dispõe de uma capela onde se realizam reuniões congregacionais de Scientology, incluindo serviços dominicais, casamentos e cerimónias de batismo, bem como uma série de eventos comunitários abertos a todos os membros de todas as confissões religiosas. A Igreja tem ainda várias salas para seminários e aulas e um centro de explicações e aprendizagem, para além de um andar dedicado todo ele à audição de Scientology (aconselhamento espiritual).


A inauguração da Org Ideal de Budapeste continua um período de crescimento explosivo para a igreja nos últimos 12 meses. As inaugurações recentes da Igreja Ideal ocorreram em Budapeste, Hungria; Atlanta, Georgia; Milão, Itália; Tóquio, Japão; Bogotá, Colômbia; e Basileia, Suíça. A Igreja abriu também recentemente Scientology Media Productions, um estúdio de tecnologia de ponta em 5 hectares, em Hollywood, Califórnia, em que a mensagem da religião será proclamada através da televisão e rádio, Internet e meios de comunicação social e todas as outras plataformas de comunicação.

E há mais a caminho, com inaugurações de mais Orgs Ideais no ano vindouro planeadas para epicentros culturais na Austrália, Nova Zelândia, Europa e América do Norte.