Budapeste, Hungria

Uma Saga de Liberdade Culmina numa Igreja Ideal a Surgir em Budapeste

A Igreja de Scientology Ideal de Budapeste abre no dia 23 de julho de 2016, para marcar uma ocasião histórica para a liberdade espiritual na Hungria.

Já há contos épicos sobre Scientology na Hungria — um país que durante séculos tem acalentado os seus mitos e histórias. Nos finais da década de 1980 e na aurora da década de 1990, o Comunismo ateu e totalitário retrocedeu da Europa Oriental, grande parte da Ásia e da Rússia. Há muito famintos por espiritualidade, os húngaros — como todas as pessoas que tinham sofrido sob o domínio dos comissários soviéticos — rapidamente procuraram a verdade e a religião. Em 1988, um único exemplar do livro Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo de L. Ron Hubbard desvela a cortina de ferro e um movimento nascera.

Agora, cerca de 25 anos após o primeiro a plantar a bandeira de Scientology em Budapeste, a religião abriu uma Igreja Ideal de Scientology, na cidade histórica. A Org Ideal de Budapeste é a 52.ª Org Ideal que abriu desde 2003, e com um ritmo acelerado de inaugurações, mais 50 já estão em construção.

«Diz-se que todo o mundo conhece a vossa cidade como capital da liberdade», disse o líder eclesiástico de Scientology, David Miscavige, no seu discurso de inauguração. «A vossa luta para serem livres traduz-se em todas as línguas conhecidas da Terra. Também é dito que sempre que as pessoas anseiam pela liberdade, eles tornam-se “cidadãos da Hungria.”»
 

«Diz-se que todo o mundo conhece a vossa cidade como capital da liberdade», disse o líder eclesiástico de Scientology, David Miscavige, no seu discurso a 3500 Scientologists e amigos no dia 23 de julho na inauguração da Igreja Ideal de Budapeste. «A vossa luta para serem livres traduz-se em todas as línguas conhecidas da Terra. Também é dito que sempre que as pessoas anseiam pela liberdade, eles tornam-se “cidadãos da Hungria.”»

Como um país mais ou menos situado no meio de tudo, Hungria teve a sua quota de visitantes. Nómadas do leste de há mil anos atrás fundaram um reino e coroaram o Rei Stephen I. Depois vieram os mongóis e otomanos, os austríacos Habsburgos, os alemães e os russos. Tem havido guerras e grandes tumultos, surtos culturais tremendos e a maravilhosa música, e não se esqueçam da gastronomia. Mesmo a apimentar a história no século XV, um cavalheiro chamado Vlad (também conhecido como Drácula) estava a afiar os seus caninos no canto transilvano da Hungria.

Portanto, à medida que redemoinhos e torrentes de civilização fluíam na Hungria, uma grande cidade foi construída na margem oeste montanhosa do Danúbio, Buda. Uma irmã cívica pouco mais jovem, Peste, surgiu em planícies no lado leste do grande rio. Budapeste hoje é o centro cultural, político e comercial da Hungria, e uma das grandes metrópoles da Europa Central e de Leste. Cheio de marcos grandes e históricos — o Castelo Buda, o Bastião do Pescador, a Cadeia da Ponte, e muitos mais — um novo emblema de liberdade foi adicionado à cidade, o culminar do trabalho por milhares de Scientologists.

A Org Ideal de Scientology fica no meio do centro movimentado de Budapeste. Localizada numa das principais vias da cidade, Váci Road, no próspero Distrito XIII, a Igreja com 5946 m² é impossível de não ser vista. O seu sinal de Scientology com 26 m estende a sua elevação do oeste e anuncia a sua presença a mais de 100 000 pessoas que viajam diariamente entre casa e trabalho.

«O desejo de independência espiritual» é como o Sr. Miscavige descreveu a Hungria e a multidão na inauguração. «Aqui está o que construísteis para proclamar que pode ser feito — a vossa nova Igreja Ideal de Scientology de Budapeste!»

A inauguração da Igreja é a culminação da rápida ascensão da religião desde a sua fundação na Hungria há 25 anos atrás. De facto mais de 33 missões pontilham agora a paisagem húngara e mais além para os países vizinhos da Roménia, Eslováquia e da República Checa. E representantes de cada país estavam entre os 3500 Scientologists e convidados presentes na cerimónia de inauguração.

Entre os principais participantes estiveram os notáveis principais da sociedade húngara a saudar a Igreja ao seu novo lar: o Dr. István Komáromi, Brigadeiro-general, o Chefe da Polícia do Condado de Pest Reformado; a Dra. Ildikó Hekáné Szondi, Vice-Presidente de Cultura, Educação, Turismo e Juventude da cidade de Szeged; a Sra. Ágnes Debreceni, Membro do Conselho da Fundação de Educação Gárdonyi da Hungria; e o romancista nacionalmente reconhecido, o Sr. István Nemere.

«Foi há 15 anos atrás quando me procuraram. Queríeis uma maratona na Hungria e acordar o nosso país para as drogas», disse o Dr. Komáromi à multidão. «E juntos lançámos a primeira maratona Hungria Sem Drogas em Março de 2002. E desde essa altura que tendes varrido esta nação com a nossa mensagem. Alcançando mais de 400 cidades e vilas. Distribuindo mais de dois milhões de folhetos antidrogas. E inspirando os jovens de uma nação inteira a viverem vidas livres de drogas.»

A Sra. Debreceni descreveu como a Escolástica Aplicada, utilizando a Tecnologia de Estudo de L. Ron Hubbard, estava a transformar a educação. «Pouco após ter começado a minha carreira deparei-me com problemas em educar os meus estudantes. Muitos miúdos estavam rotulados como “problemáticos” ou diagnosticados com “dificuldades de aprendizagem”. É doloroso para um professor ver estes problemas e não ter as ferramentas para ajudar. No entanto, nesta escuridão acumulativa ainda há pessoas a trabalharem, pessoas a levarem esperança, relutantes em desistir. E conheci essas pessoas na Escolástica Aplicada Hungria.»

O carácter nacional da Hungria é definido em parte pela cultura e um amor pelas humanidades. A Dra. Szondi recordou que ela tinha conhecido os Scientologists na sua «cafetaria civil», onde os cidadãos vêm para aprender como podem estar mais envolvidos civicamente. «Estou sempre a querer mostrar tudo de bom que está a acontecer na cidade», disse ela. «E isso inclui-vos definitivamente e especificamente O Caminho para a Felicidade. Afinal de contas, quem não quer ser feliz? Mas ainda mais importante, acreditava que as outras pessoas precisavam de saber acerca disso. Porque acredito que o caminho húngaro deveria ser Florescer e Prosperar.»

O escritor Sr. Nemere também falou acerca do património cultural, referiu-se ao Fundador de Scientology, L. Ron Hubbard, também ele um proeminente escritor de muitos géneros. «O Sr. Hubbard disse que ele era apenas um homem e, no entanto, ele construiu um caminho para a liberdade e um que não é demasiado íngreme para andar», disse o Sr. Nemere. Devido a ele, não importa quão inteligentes ou sortudos, quão ricos ou pobres sois — qualquer pessoa pode chegar a um lugar mais alto, para além do que elas alguma vez jamais imaginaram. O que significa que L. Ron Hubbard é o maior humanitário dos séculos XX e XXI.»


A nova Org Ideal de Budapeste proporciona a todos os visitantes uma introdução a Dianética e Scientology, começando com o Centro de Informações Público. Os seus expositores interativos, contendo mais de 500 filmes, apresentam as crenças e práticas da religião de Scientology e a vida e legado do Fundador, L. Ron Hubbard.

O Centro de Informação também oferece uma descrição pormenorizada dos muitos programas humanitários patrocinados pela Igreja. Estes incluem uma iniciativa mundial de educação para os direitos humanos; um programa amplo de educação, prevenção de drogas e reabilitação de toxicodependentes; uma rede global de literacia e centros de aprendizagem; e o programa dos Ministros Voluntários de Scientology que representa agora a maior e mais independente força de socorro mundial.

A Capela de Budapeste é própria para todos os tipos de reunião de Scientology, incluindo Serviços Dominicais, casamentos e batismos — bem como eventos para as comunidades abertos a membros de todas as denominações. A Org Ideal também inclui várias salas de seminários e de aulas, para além de um andar inteiro dedicado à audição de Scientology (aconselhamento espiritual).


A inauguração da Org Ideal de Budapeste continua um período de crescimento explosivo para a igreja nos últimos 12 meses. De facto, isto culmina numa década de expansão da Igreja que excede os 50 anos anteriores combinados. As inaugurações recentes da Igreja Ideal ocorreram em Atlanta, Georgia; Milão, Itália; Tóquio, Japão; Bogotá, Colômbia; e Basileia, Suíça. A Igreja abriu também recentemente Scientology Media Productions, um estúdio de tecnologia de ponta em 5 hectares, em Hollywood, Califórnia, em que a mensagem da religião será proclamada através da televisão e rádio, Internet e meios de comunicação social e todas as outras plataformas de comunicação.

E há mais a caminho, com inaugurações de mais Orgs Ideais no ano vindouro planeadas para epicentros culturais na Austrália, Nova Zelândia, Europa e América do Norte.