CLEARWATER, FLORIDA

UMA CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO PARA A HISTÓRIA: SCIENTOLOGISTS DE 70 NAÇÕES JUNTARAM‑SE PARA HONRAR O FUNDADOR L. RON HUBBARD

13 DE MARÇO DE 2019

As festividades jubilosas do fim de semana atraem milhares para uma viagem no tempo e pelo globo em tributo da vida extraordinária e do legado de L. Ron Hubbard na capital espiritual de Scientology em Clearwater, Florida.

Os holofotes. A passadeira vermelha. Os fotógrafos a capturar o momento. A conversa animada numa variedade de línguas. A azáfama e agitação. Milhares de pessoas que vieram de 70 nações juntaram‑se em Ruth Eckerd Hall em Clearwater, Florida. Com vestidos e smokings, eles estavam prontos para a festa. Foi o evento de fim de semana para a celebração do aniversário anual para o Fundador da religião, L. Ron Hubbard (LRH). E havia muito para celebrar, desde uma inauguração histórica a uma série de sucessos da Igreja por todo o globo e um vislumbre da próxima temporada da Scientology Network — tudo isto para destacar o âmbito da expansão de Scientology.

O Sr. Miscavige saúda os participantes para a celebração anual no Ruth Eckerd Hall em Clearwater, Florida. E havia muito para celebrar, desde uma inauguração histórica a uma série de sucessos da Igreja por todo o globo e uma espreitadela dentro da próxima temporada da Scientology Network — tudo isso para destacar o âmbito da expansão de Scientology.

A noite começou com uma atuação musical virtuosa que pôs os participantes de pé e que prometia que esta noite extraordinária traria aventuras inéditas. Na verdade, foi uma introdução de classe mundial para o momento em que o líder eclesiástico da religião de Scientology, o Sr. David Miscavige, subiu ao palco no meio dum aplauso estrondoso e uma ovação prolongada.

“Bem‑vindos à noite em que homenageamos o nosso Fundador. Não é que nunca o tenham conhecido, mas como esta é uma noite formal, vamos começar com alguns princípios básicos. O ano passado teve novas Igrejas de Scientology em todas as áreas geográficas, as novas instalações para avanços futuros por continentes inteiros, para não mencionar, um novo ano 2019, que nunca será esquecido, mesmo que tenha acabado de começar. Em suma, a nossa expansão é espantosa e, é claro que tudo vem da vida e legado de um homem — L. Ron Hubbard.”

E essa vida e legado deixaram uma marca indelével por todo o mundo. Ele nasceu no dia 13 de março de 1911 e como o seu biógrafo, o Sr. Dan Sherman, deixou claro na sua apresentação, L. Ron Hubbard era um homem que reconhecia humanidade em cada indivíduo que ele conhecia, focando‑se nele duma maneira que deixou um impacto duradouro. O Sr. Sherman levou a audiência numa jornada que incluía cinco décadas, para uma série de dias da vida extraordinária de L. Ron Hubbard, com entrevistas de pessoas que foram mudadas para sempre apenas ao cruzarem‑se no seu caminho.

A apresentação começou a 100 metros acima dos campos de milho na Região Centro‑Oeste onde um piloto de acrobacias aéreas de 20 anos chamado “Flash” Hubbard mostrou aos residentes locais, incluindo um entusiasta de modelos de aviões de 9 anos, o que significava voar. Este rapaz (agora um homem adulto) recordou como, depois de aterrar num campo de vacas, o jovem piloto deu aos residentes curiosos — um após o outro — a oportunidade de voar por cima dos campos. Foi uma ocasião que causou tanta impressão nas pessoas da vila, que foi comemorada meio século depois com o Dia de L. Ron Hubbard.

O Sr. Sherman depois preparou o cenário dum refúgio de escritor no cimo da colina em Port Orchard, Washington, onde o Sr. Hubbard escreveu o seu primeiro romance, uma história sobre os Índios Blackfeet. A audiência ouviu de outra testemunha, um representante dos Blackfeet que enquanto jovem conheceu L. Ron Hubbard na sua cabana revestida de cedro, onde ele falou sobre o seu romance “e deu vida à história”. Ele disse que foi “um dia memorável”.

As imagens do Sr. Sherman sobre a vida e perceções de L. Ron Hubbard também incluíam histórias de um cavalheiro inspirado para seguir uma carreira de ciência por causa das suas conversas de infância com o homem que o salvou dum furacão em New Jersey e outro que recordou vividamente os seus dias de adolescência como um empregado dum restaurante, culminando numa lição de vida sobre a importância da educação que ele levou a sério, graças a um cliente generoso que lhe deu conselhos de amigo, chamado Sr. Hubbard. O Sr. Sherman concluiu a sua apresentação na Terra da Corrida do Ouro da Califórnia na década de 1980, encantando a audiência com uma entrevista de uma jovem de Sears Roebuck que recebeu uma chamada para vendas no lar do Sr. Hubbard e experimentou uma tarde inestimável que ela nunca esqueceria: “Quando se conhece alguém tão importante, ele deixa uma impressão muito especial em si.”

A noite depois avançou para 2019 e uma cerimónia de prémios que destacou o espírito da noite — uma celebração de expansão. Há mais de 40 anos, perguntaram a LRH o que ele queria pelo seu aniversário. A sua resposta foi o presente das orgs e missões de Scientology a florescerem em nome de prestar liberdade espiritual. Ao longo dos anos, as Igrejas de Scientology por todo o globo fizeram um jogo disto, competindo numa das quatro ligas, correndo para a linha de chegada. Este ano, os campeões que entraram no círculo de vencedores alcançaram recordes. Estes foram: a Missão de Scientology de Ulm, Alemanha; a Igreja de Scientology de Estugarda, Alemanha; a Organização Avançada e Saint Hill do Reino Unido; e o Gabinete de Ligação Continental da Europa.

Toda a fanfarra e emoção prepararam o palco para um reconhecimento final da noite do legado do Sr. Hubbard. “De facto, chegámos ao capítulo culminante deste Jogo de Aniversário de 2019”, disse o Sr. Miscavige. “Embora tenham ouvido falar disto e possivelmente até o testemunharam, chegou a hora de estabelecer os factos.”

E assim, o Sr. Miscavige apresentou o acontecimento culminante da expansão deste ano, a inauguração da primeira Organização Avançada em mais de 35 anos. A inauguração histórica dum castelo majestoso com vista para 8 hectares de highveld tornou os níveis espirituais avançados de Scientology disponíveis pela primeira vez em solo africano e assim foi a realização dum sonho expressado pela primeira vez por Sr. Hubbard há 50 anos. A apresentação narrou uma série de celebrações épicas, desde a magnífica inauguração, que os dignitários nacionais aclamaram como um “despertar da nossa amada África”, à reunião monumental de chefes tribais. Em poucos dias depois da inauguração, o castelo realizou uma convocação da “Cimeira de Tronos” de 14 monarcas de cinco nações africanas. A convidada de honra do evento foi a Rainha Sabá III, Imperatriz dos Reinos Africanos, que reconheceu L. Ron Hubbard por ter descoberto “os meios para unir todos os reinos e povos deste berço da África”.

Por fim, todos olharam para o ecrã de televisão gigante para uma apresentação entusiasmante e divertida que se concentrou numa área de expansão, desta vez através das ondas hertzianas. Apenas 12 meses atrás, a religião iniciou a transmissão da Scientology Network, dando a voz, a história e a mensagem de Scientology ao mundo — sem filtro, sem omissões e diferente de qualquer coisa na televisão. E a indústria reparou nisso, homenageando a estação de televisão com mais de 30 prémios pela sua programação extraordinária, os últimos cinco reconhecendo L. Ron Hubbard, a série autobiográfica L. Ron Hubbard: in His Own Voice e L. Ron Hubbard Library Apresenta — os seus escritos inovadores em filme. Consequentemente, o Sr. Miscavige cativou todos os presentes com uma pré‑visualização audiovisual do que está para vir no “Segundo Ano” da Scientology Network.

Conforme a festa de aniversário espetacular chegou ao fim (com um bolo gigante, é claro), as multidões jubilosas foram para a Base de Flag em Terra, onde a atmosfera celebrativa foi visível durante todo o fim de semana. Desde o histórico Fort Harrison aos retiros Oak Cove e Sandcastle, todas as instalações estavam cheias com os Scientologists que participaram em reuniões planeadas e improvisadas nos Centros de Conferências e Seminários de Flag.

As festividades culminaram com o Baile de Patronos anual de Flag, uma gala da Associação Internacional de Scientologists (IAS) que reconhece aqueles membros cujos esforços apoiam as iniciativas humanitárias de Scientology que beneficiam milhões de pessoas por todo o mundo.

Foi um fim de semana definido por um espírito de celebração e esperança, inspirado pelo Sr. Hubbard, de que a Humanidade pode compreender uma grandeza inerente e cumprir os seus sonhos há muito procurados. O Sr. Miscavige resumiu esse espírito coletivo quando ele disse:

“LRH diz‑nos que só estamos vivos enquanto ainda nos mantivermos fiéis aos sonhos.

“E, embora não possamos cumprir esses sonhos de um só fôlego, ainda assim possuímos a tecnologia para os tornar realidade.

“Mais ainda, possuímos os meios para cumprir com o sonho mais duradouro de cada ser espiritual, que é a Liberdade Espiritual Total e que é o nosso começo e o nosso fim.”

E com isto, uma celebração do 108.º Aniversário termina e começam outros 12 meses de inspiração — e considerando que o impacto e a influência de L. Ron Hubbard continuam a crescer e a crescer, este próximo ano está preparado para estar completamente cheio de sucessos extraordinários e aventuras.