HARARE, ZIMBABUÉ
RENASCIMENTO DA RODÉSIA: A PROPRIEDADE DE ZIMBABUÉ RECEBE UMA RECEÇÃO DE HERÓI COMO NOVO LOCAL HISTÓRICO DE L. RON HUBBARD
28 DE JUNHO DE 2025
A mansão de Alexandra Park, onde o Sr. Hubbard fez avanços monumentais em Scientology, abre em Zimbabué como um Local Histórico de legado duradouro.
A propriedade outrora conhecida como 31 John Plagis Place, Salisbury, Rodésia — nomeada em homenagem ao seu antigo proprietário, um ás da aviação condecorado da Segunda Guerra Mundial — voltou a conquistar o seu lugar na história. Localizada no subúrbio de Alexandra Park, em Harare, está agora dedicada como um Local Histórico de L. Ron Hubbard, em honra ao Fundador de Scientology, que aqui chegou em meados da década de 1960 com uma visão destinada a ecoar muito além da África Austral.
A nação agora chama‑se Zimbabué — uma terra onde as girafas vagueiam, os elefantes caminham e os leões ainda rugem. E neste dia brilhante de céu azul, Scientologists, especialistas em património e residentes locais reuniram‑se para celebrar a generosidade de espírito e propósito que o Sr. Hubbard trouxe ao que ele chamou de “uma pequena joia no meio de um deserto selvagem”. Quando a fita cerimonial dourada caiu, serpentinas voaram e multidões visitaram um local repleto de significado — agora um local de importância global para os Scientologists em todo o mundo. Pois aqui, como o próprio Sr. Hubbard escreveu: “As aventuras foram muitas.”
Esse legado vive através de uma série de marcos definidores alcançados no interior. O mais importante deles: as lendárias conferências filmadas do Curso de Clearing — traçando um caminho para a liberdade espiritual não só para esta nação, mas para toda a Humanidade. E foi nessa mesma sala que o Sr. Hubbard deu a sua única entrevista filmada, Uma Introdução a Scientology.
Enquanto avançava Scientology em nome da humanidade, o Sr. Hubbard tomou simultaneamente medidas para elevar o país. Poucos dias após a sua chegada aqui em 1966, ele propôs uma nova Constituição, Declaração de Direitos e Código Penal — apelando a um homem, um voto, independentemente da raça, cor ou credo. A sua morada em Alexandra Park tornou‑se rapidamente um ponto de encontro para ministros, figuras culturais e diplomatas — que se reuniam para o que os rodesianos chamavam de “Sundowners”, elegantes soirées noturnas com bebidas e conversas. E, através de tudo isto, o Sr. Hubbard era recordado pelo seu staff pela bondade e justiça que trazia a cada troca.
Hoje, este local britânico‑colonial encontra‑se meticulosamente restaurado — tal como era na época do Sr. Hubbard. O papel de parede, os armários e as luminárias foram combinados com fotografias de arquivo. As obras de arte foram recuperadas. As mesmas máquinas de escrever que o Sr. Hubbard forneceu à sua equipa de dactilógrafos foram fielmente preservadas. Entre outros artefactos em exposição estão o fato que ele usou enquanto filmava as suas lendárias conferências do Curso de Clearing e até mesmo a mala que usou no seu regresso a Inglaterra.
No exterior, a piscina foi restaurada à sua forma clássica e à sua cor turquesa. Mas é a lareira de pedra no interior que pode ser a mais deslumbrante — tanto pela sua beleza como pela sua notável viagem. Um proprietário posterior desmontou‑a, reutilizando as pedras numa parede de jardim. Agora, foram recuperadas por especialistas em restauro, limpas à mão e devolvidas com diligência à sua forma original e requintada — observadores calorosos de inúmeras histórias, prontos a revelar esses momentos a todos os que visitam este marco.
“O que celebramos hoje fala do poder da comunidade e do impacto de longo alcance do legado de L. Ron Hubbard em pessoas de todas as classes sociais”, disse o Preservacionista da Igreja de Scientology, que presidiu a inauguração e supervisionou a restauração histórica do local. “A vossa presença transforma este dia em algo verdadeiramente especial porque este edifício é agora um lugar onde podem caminhar nos próprios passos de L. Ron Hubbard.”
Esse foi o momento em que líderes de todo o Zimbabué subiram ao palco para prestar homenagem e falar sobre o significado duradouro do Sr. Hubbard.
A primeira entre eles foi a Sra. Liza Zindoga, Presidente Eleita do Rotary Club de Harare. Ela recordou que o Sr. Hubbard discursou numa filial local há 59 anos. “Ele não falou sobre política, mas sobre construir uma nova civilização — de remover barreiras à viagem, à oportunidade e à prosperidade… E transmitiram o seu discurso por todo o país. O Sr. Hubbard deu‑nos uma visão de quão grande esta nação poderia ser — um roteiro para um Zimbabué melhor”, disse ela. “L. Ron Hubbard é um homem notável, e as rodas que ele pôs em movimento ainda giram hoje. O nosso papel é claro: garantir que o que outrora foi partilhado numa sala cheia de rotários agora chegue a todos os zimbabueanos que sonham com um amanhã melhor.”
O Sr. Frans de Klerk, que serviu como arquiteto para a rigorosa renovação do marco, disse que “quando chegámos ao local pela primeira vez, vimos a oportunidade de reviver algo que era importante. Se alguma vez houve um projeto de paixão, foi este. Ainda me lembro das três horas de viagem da nossa equipa por estradas escaldantes para encontrar a única pedreira com a ardósia certa. O calor era implacável, a estrada quase intransitável, mas a combinação era perfeita — tal como o Sr. Hubbard a teria visto”, disse ele. “Juntos, através de fronteiras e línguas, trouxemos este local de volta à vida. Isto é uma raiz no solo — profunda, duradoura e inconfundivelmente vossa.”
O Sr. Attwell Mamvuto, Pró‑Reitor da Universidade de Zimbabué, reconheceu a influência intemporal da presença de L. Ron Hubbard no país. “Este local de património é uma voz forte — e se ouvirem com atenção, continua a apelar à consciência da nação. Numa altura em que a nossa terra estava dividida entre o que era e o que poderia ser, o Sr. Hubbard pôs mãos à obra, não com protestos, mas com a caneta”, disse ele. “A sua Constituição e Declaração de Direitos foram um presente… e uma mensagem que ainda nos fala. Diz: ‘Nós, o povo desta nação, garantimos direitos definidos sob a lei.’ Essas foram as suas palavras. E ainda são as nossas para defender.”
O Bispo Albert Chikuni, Presidente da Associação Inter‑religiosa para a Paz e o Desenvolvimento do Zimbabué, que serve 40 congregações em toda a região, refletiu sobre como L. Ron Hubbard “não veio para se enriquecer, mas para enriquecer os outros. […] Vimos o que acontece quando as pessoas são divididas pela política, pela religião, pela classe. Mas também vimos a força que advém da unidade quando as diferenças são postas de lado em busca de um futuro comum. Esse é o trabalho da paz”, disse ele. “Hoje, honramos a marca que o Sr. Hubbard deixou aqui em Alexandra Park. Se levarmos adiante os seus ensinamentos e a sabedoria dentro destas paredes, acredito que podemos criar um paraíso na Terra.”
Alexandra Park é o segundo Local Histórico de L. Ron Hubbard na África Austral. O primeiro, a sua propriedade Linksfield Ridge com vista para Joanesburgo, África do Sul, foi inaugurado em 2005.
No total, existem agora nove destes Locais Históricos em três continentes. Estas incluem Bay Head, Nova Jérsia, onde o Sr. Hubbard escreveu Dianetics: A Ciência Moderna da Saúde Mental — o livro best‑seller de sempre sobre a mente humana; e Elizabeth, Nova Jérsia, onde ele formou a primeira Fundação de Dianetics. Entre os locais encontra‑se também a Igreja Fundadora de Scientology que o Sr. Hubbard estabeleceu em Washington, D.C.; o original Gabinete de Comunicações Hubbard na Fitzroy Street, em Londres, Inglaterra; e o marco na base da Camelback Mountain em Phoenix, Arizona — conhecido como o Berço de Scientology. A apenas três quilómetros desse local de Phoenix encontra‑se outro local, inaugurado no mês passado, em 4451 East Osborn Road, onde ele escreveu Dianetics 55!, e de onde iniciou a unificação de Dianetics e Scientology. E, finalmente, a sua sede mundial em Saint Hill, em East Grinstead, Inglaterra.
Cada Local Histórico oferece uma história literal e visual do trabalho e dos avanços que o Sr. Hubbard alcançou durante o tempo em que esteve nessa localização específica. Cada localidade também apresenta uma sala dedicada à história mais ampla da sua exploração e investigação globais — incluindo as conquistas fundamentais feitas aqui em Alexandra Park. Em conjunto, estes locais traçam os passos progressivos do Sr. Hubbard até à fundação de Dianetics e Scientology.
Com futuros Locais Históricos no horizonte, os Scientologists de todo o mundo terão ainda mais oportunidades de seguir os passos do Sr. Hubbard — o seu legado preservado no espaço, vivo no tempo e destinado a inspirar as gerações vindouras.