ESTUDO DE CASO

RESSUSCITAR UMA CIDADE
PARA A VIDA

No Sul do Texas, onde os cartéis mexicanos recrutam os jovens como correios dispensáveis para transportar droga pelas fronteiras e as taxas de criminalidades são as mais altas da nação, um antigo fuzileiro naval dos Estados Unidos interviu para combater o problema da droga.

Depois de estudar no Centro de treino internacional da Narconon Arrowhead em Oklahoma e ter‑se tornado um Especialista Avançado da Narconon qualificado em todos os aspectos da prevenção das drogas e reabilitação, ele criou um Centro da Narconon em Harlingen, Texas.

Para começar a causar um impacto no abuso das drogas na área, ele conduziu dúzias de palestras da educação sobre as drogas em escolas, Clubes de Rapazes e Raparigas e centros comunitários, informando centenas de estudantes acerca dos efeitos prejudiciais das drogas e como e porquê deve evitá‑las. As apresentações porvaram ser tão eficazes e populares, que foi criada uma equipa de Oradores da Narconon e entegou educação sobre as drogas a 24.000 estudantes por todo o Sul do Texas.

Simultaneamente, deu‑se início à construção do centro de reabilitação da Narconon Sul do Texas, uma residencial com 24 camas em 7 hectacres. A inauguração foi assistida por líderes religiosos locais, representantes do estado do Texas, um membro do Congresso dos Estados Unidos e o Presidente da Câmara de Harlingen, que proclamou o «Dia da Narconon do Sul do Texas» em honra do serviço do centro à área.

26
PORCENTO
NO DECRÉSCIMO DOS
violentos
CRIMES
EM
HARLINGEN

Perto de 200 toxicodependentes reabilitaram-se do consumo das drogas nas novas instalações, e a procura pelos serviços de reabilitação povidenciados na Narconon do Sul do Texas continuam a crescer.

Para conhecer mais as necessidades locais, o grupo Narconon colaborou com a Coligação Comunitária de Harlingen para abrir o Centro Outreach, umas instalações de reabilitação e prevenção para os jovens em risco. Situado na antiga esquadra de polícia de Harlingen, o centro providencia reabilitação das drogas para aqueles determinados judiciamente pelo tribunal e para os programas jovens orientados pela Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos.

O Centro de Outreach também incluí uma unidade para a juventude que voluntariamente vá para a instalações à procura de ajuda para largar a dependência das drogas. Cada participante que completa o programa do Centro de Outreach testou 100% livre de drogas.

Com a educação sobre as drogas da Narconon, a prevenção e reabilitação, um factor determinante que em 2011 nas estatísticas mostrou um decréscimo de cerca de 26% no crime violento em Harlingen comparados com anos anteriores. A Polícia Fronteiriça dos Estados Unidos reconheceu a Narconon do Sul do Texas pelo seu significante papel neste alcance.