CARAÍBAS

POSSIBILIDADE INFINITA: O 31.º ANIVERSÁRIO DA VIAGEM INAUGURAL DO FREEWINDS CELEBRA UM ANO EXCECIONAL DE AVANÇO GLOBAL

24 DE JUNHO DE 2019

Paroquianos dos níveis mais elevados de Scientology que representam as suas congregações por todo o mundo, reúnem‑se numa viagem anual para aplaudir um novo ano espetacular de expansão da Igreja.

Chame‑lhe uma celebração, chame‑lhe uma reunião por uma causa de Scientologists representando 27 nações — a Viagem Inaugural é um aniversário resplandecente com história, reconhecimento e revitalização.

A tradição deste cruzeiro anual começou em celebração do Freewinds e da sua Viagem Inaugural em 1988. E enquanto as águas azuis cortadas pela sua esteira possam sugerir o contrário, estas não são umas férias de turismo standard. Um retiro religioso de uma semana no mar, o cruzeiro é uma celebração dos níveis mais elevados de Scientology, quando os Scientologists mais avançados de todo o mundo se reúnem para uma revisão semestral das realizações e subsequentemente estabelecer o curso para a futura expansão para criar um mundo melhor.

O Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho de Religious Technology Center e líder eclesiástico da religião, começou uma semana de eventos cativantes destacando avanços e realizações de Scientology de todo o globo.

Aqueles na assistência são uma delegação de embaixadores OT representa as suas congregações das Igrejas de 6 continentes. Todos juntos formam um grupo dedicado de Scientologists que estão a impulsionar a expansão da sua religião através da fundação de novas Igrejas de Scientology nas suas zonas geográficas.

Conforme uma brisa viva passa pelo porto de Basseterre na noite de sábado, 15 de junho, e centenas de pessoas locais e dignitários se despedem de todos a bordo, o Freewinds levanta âncora para o que estava preparado para ser uma jornada inesquecível.

“Segundo a nossa tradição náutica, esta noite é de orientação, quando apontamos para uma estrela e estabelecemos o curso para a semana seguinte”, começou o Sr. Miscavige, líder eclesiástico da religião de Scientology. “No decorrer desta semana, vão contemplar uma onda sísmica de futuras Igrejas de Scientology a surgirem para proclamar: ‘Que as ilhas se tornem o mar.’”

Grandes eventos e briefings noturnos do 31.º Aniversário da Viagem Inaugural cobriram uma ampla e emocionante agenda — e tudo em alinhamento com a atmosfera expectante de expansão.

A HONRAR UM NAVIO HUMANITÁRIO

O primeiro porto de escala nas noites da celebração foi o próprio Freewinds. O lendário navio combina competência, perícias náuticas e uma missão humanitária, e a noite apresentou isso em detalhe.

Para começar, o navio foi reconhecido pela marinharia impressionante, com um staff de marinheiros superlativos que navegaram mais de 440 000 milhas marítimas em segurança. Tal é a sua reputação, que a Organização Marítima Internacional (OMI) nomeou o Freewinds como uma plataforma de treino para treinar os membros da tripulação marítima das Caraíbas — uma distinção que tem mantido desde 2007. No entanto, o Freewinds é mais conhecido como um navio a dar uma missão humanitária a centenas de milhares de cidadãos por todas as ilhas das Caraíbas e mais além.

Em testemunho disso, a noite contou com a presença do Congresso da Liberdade Religiosa e Paz para a América Latina do Freewinds, com líderes espirituais presentes em nome das religiões católica, muçulmana, ortodoxa, budista e judaica entre as 15 diferentes denominações que raramente, se é que alguma vez se reúnem.

Depois de um discurso de saudação da Diretora de Assuntos Religiosos da Colômbia, os presentes deram as mãos para uma oração e pouco tempo depois caminharam juntos do navio para a Velha Cidade de Cartagena até à Praça de São Pedro Claver para assinarem uma declaração inter‑religiosa histórica de paz.

Consequentemente, e depois do Congresso, cada representante religioso começou a dar lições e seminários nas suas respetivas congregações e comunidades por toda a Colômbia com as iniciativas patrocinadas pela Igreja de Scientology: A Verdade sobre as Drogas, Unidos pelos Direitos Humanos e O Caminho para a Felicidade. Esse ímpeto continuou até ao Capitólio Colombiano com um Fórum Nacional para as Organizações Religiosas reunindo 400 líderes de diversas fés, legisladores e oficiais do governo para esboçar a primeira política de liberdade religiosa da Colômbia, garantindo o direito de todas as religiões de trabalhar em harmonia.

Esta é apenas uma das histórias deste navio humanitário que leva ajuda onde quer que largue âncora. O seu legado foi de novo e outra vez reconhecido por autoridades e dignitários, incluindo:

  • A Autoridade Portuária de Aruba dá a sua sincera apreciação: “Estaremos sempre gratos ao Freewinds.”
  • O Ministério da Cultura de Barbados reflete sobre uma parceria honrada: “Ninguém tem um compromisso para com Barbados como o Freewinds.”
  • E o Adjunto do Primeiro‑Ministro de São Cristóvão e Nevis declara que: “O Freewinds está a criar um futuro melhor para todos nós.”

Essas observações e reconhecimentos ecoam por todas as ilhas e portos por onde o Freewinds passa, de Cartagena a Aruba, São Cristóvão, Domínica, Barbados e o seu lar, Curaçau. No total, o Freewinds ganhou mais de 500 prémios, proclamações e reconhecimentos de 52 portos de escala até à data, por uma longa tradição de serviço às Caraíbas.

A CRIAR IGREJAS DE SCIENTOLOGY AO REDOR DO MUNDO

Na esteira dos louvores do Freewinds, o Sr. Miscavige apresentou um relato de realizações miliárias de paroquianos em cada zona geográfica para criar novas Igrejas de Scientology. As futuras Igrejas em destaque e no horizonte incluem Chicago, Illinois; Ventura, Califórnia; Austin, Texas; Columbus, Ohio; e Kansas City, Missouri. E entre aplausos e assobios estavam suspiros de satisfação, conforme sonhos futuros se tornavam realidade.

Os passageiros reúnem‑se em equipas continentais e até mesmo por cidade — cada uma alinhando‑se com o único propósito de construir Igrejas em nome da sua congregação e comunidade. Foi uma oportunidade única e que um passageiro descreveu como “completamente fenomenal e inspiradora”. Ou como outro comentou: “Isto tornou muito claro onde temos de estar. Ajuda a unir o grupo e a completar as coisas juntos.”

Todos se deliciaram com apresentações que mostraram diversas Igrejas de todo o mundo em ação. Uma marca distintiva das Igrejas de Scientology do novo milénio é a sua colaboração cívica muito necessitada na área local, tornando‑se um lar para a comunidade. Exemplos representativos incluíram a Igreja de Scientology e Centro Comunitário de Dublin, Irlanda, que recebeu mais de 70 000 visitantes em apenas 18 meses; a Organização Avançada do Reino Unido em East Grinstead, Inglaterra, onde a propriedade de Saint Hill de 27 hectares constitui a visão de eventos incrivelmente populares incluindo Concertos Summertime Swing, Celebrações de Natal e a Caça aos Ovos da Páscoa assistidos por toda a comunidade e autoridades locais; e a Organização Avançada da África em Joanesburgo, África do Sul, que abriu como a primeira do seu género em 35 anos no Dia de Ano Novo de 2019, e onde o Castle Kyalami é agora um terreno sagrado e um local histórico de cimeiras tribais.

UMA NOITE PARA CELEBRAR O ESCRITOR L. RON HUBBARD (LRH)

Na noite seguinte, os convidados receberam uma apresentação cativante em honra de L. Ron Hubbard — o escritor. Foi uma noite em que o Sr. Dan Sherman, Biógrafo de LRH, deleitou a assistência com excertos de reflexões escritas e de correspondência pessoal do Sr. Hubbard com futuros escritores das décadas de 1930 e 1940.

Ele entusiasmou ainda mais os participantes com entrevistas de literários sortudos por se encontrarem no caminho do Sr. Hubbard ou que foram de alguma forma tocados pelo seu legado literário.

O capítulo de abertura falou de um escritor e editor, Philip Klass, que recontou como L. Ron Hubbard falou de uma ideia duma história aos editores que ele tinha acabado de ter enquanto caminhavam para a Grand Central Station de Manhattan. A bordo dum comboio a caminho de Los Angeles, o Sr. Hubbard terminou a primeira parte de Typewriter in the Sky antes de Chicago e a segunda parte antes de chegar a Los Angeles. “Ninguém, que é pelo menos parcialmente humano, poderia escrever assim. Quando é que dormiu? Quando é que comeu?”, um editor perguntou incredulamente. Typewriter in the Sky permanece entre os contos mais celebrados do século XX e “devido a esse livro, ele mereceu o seu lugar no paraíso”, declarou o Sr. Klass.

O Sr. Sherman a seguir preparou a cena com uma história centrada no escritor de ficção científica e crítico Algis Budrys, que partilhou um encontro inesquecível com o Sr. Hubbard numa convenção de escritores na Cidade de Nova Iorque e como Budrys descreveu: “Ele [LRH] apareceu […] e esta onda de energia surgiu na sala e acertou‑me.” Budrys falou da escrita de L. Ron Hubbard e da sua influência: “Se não tivesse lido Final Blackout, não teria escrito o meu primeiro romance. Mas não se consegue imitar o Hubbard. Ele era demais. Ele deixou uma marca formidável na fantasia e ficção científica.Atravessou o céu como um cometa.”

O Bill Widder, outro escritor de renome cuja prosa foi influenciada por L. Ron Hubbard, falou sobre um encontro com LRH que mudou a sua vida enquanto estava na Universidade de Columbia e “como havia algo especial acerca dele. Tive a sensação, apesar de haver duas mil pessoas ali, que eu era a única pessoa no universo inteiro.” O Widder refletiu sobre a habilidade do Sr. Hubbard para aumentar a capacidade humana, isto é: “A certeza de que quase nada, talvez nada, esteja além do potencial humano.”

O quarto e último entrevistado da noite foi um escritor best‑seller, Dave Wolverton. Um ex‑vencedor do prémio e juiz do concurso Writers of the Future (Escritores do Futuro) de L. Ron Hubbard, o Wolverton reconheceu o sucesso da competição com os vencedores anteriores para vender um total de 60 milhões de exemplares de ficção científica e assim a continuação do legado do Sr. Hubbard: “L. Ron Hubbard fala sobre como os artistas realmente inspiram uma geração. Eles são os sonhadores que olham para o futuro e, assim, ajudam a criar o futuro. Acho que ele via mais do que bons escritores”, disse o Wolverton. “Acho que ele via pessoas que vão fazer deste mundo um mundo melhor.”

UMA NOITE EM NOME DA SALVAÇÃO GLOBAL

Os passageiros a bordo para a Viagem Inaugural também participaram num evento de gala para honrar a Associação Internacional de Scientologists (IAS) e a sua dedicação infalível não só para proteger e apoiar a religião, mas para levar adiante uma bateria de campanhas humanitárias concebida para um único propósito — acelerar o melhoramento da Humanidade. Estes incluem:

  • A Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos (CCHR), a batalhar e erradicar o abuso psiquiátrico dos hospitais do Estado de Washington, a restringir os maus tratos nos orfanatos da Transilvânia e a lutar com sucesso pela eliminação da medicação forçada aos alunos no Chile.
  • Unidos pelos Direitos Humanos e Youth for Human Rights, a gerar a adopção dos direitos humanos e implementação por toda a nação insular de Cabo Verde, a estimular o fortalecimento dos direitos de cidadãos “em risco” em Washington, D.C., e a fortalecer “vozes da terra” que estavam a combater e subsequentemente realizaram igualdade na nação da África Ocidental, Gâmbia.
  • A Fundação para um Mundo sem Drogas, que realizou a sua cruzada contra o consumo de drogas e inspirou um decreto presidencial contra ter e consumir narcóticos na Colômbia, em parceria com a polícia nacional para dar seminários de consciência em Gauteng, África do Sul, e fazer uma ofensiva de educação antidrogas para meio milhão de fãs no Super Bowl 53 em Atlanta, Georgia.
  • E finalmente, através de programas apoiados pela IAS destinados ao apoio social em larga escala com O Caminho para a Felicidade a restaurar o espírito da fraternidade em toda a capital europeia de Bruxelas, a Escolástica Aplicada a estender uma linha de vida de literacia em vilas por todo o Timor‑Leste no Pacífico Sul, e a reabilitação de drogas do Narconon a abrir caminho para a reabilitação de sucesso através do estado da Florida.

  • E com isso, uma semana mágica chegou ao fim, uma semana marcada pelo sonho realizado e novos traçados para horizontes próximos. Tudo o que restava era um “adeus” e uma “boa viagem” do Sr. Miscavige a todos os passageiros para um ano novo cheio de possibilidade. E assim foi que eles se lançaram em terra com um sentido renovado de propósito e espírito e um conhecimento orgulhoso da realização do passado e do presente, mais seguramente, um futuro ilimitado.