ESTUDO DE CASO

Dão Um Bom Exemplo

A equipa de O Caminho para a Felicidade da Eslováquia apresentou o programa aos agentes de polícia e, em seguida, lançou um projeto de limpeza que transformou a comunidade cigana.

O impacto de O Caminho para a Felicidade pode ser ilustrado no efeito cascata a partir de apenas um preceito no caso, «Salvaguarde e Melhore o seu Ambiente».

Na cidade eslovaca sudeste do Jasov, metade da população é romena, também conhecida como ciganos. Historicamente, tema da discriminação generalizada, ainda são uma subclasse na sociedade eslovaca. Mais ainda, os seus bairros têm refletido a negligência e pobreza que vem do serem marginalizados pela sociedade.

Em coordenação com funcionários da comunidade, a equipa eslovaca de O Caminho a Felicidade abordou a situação. Primeiro, entregaram uma apresentação completa sobre o folheto, livro em filme e programa de O Caminho para a Felicidade aos Especialistas da Polícia de Jasov, assim denominados porque se especializam em questões romenas. A polícia deu a sua aprovação para um projeto na comunidade e concordou em fornecer materiais, mas abertamente expressaram cepticismo quanto à obtenção de resultados.

40
POR CENTO
dedeclínio
na taxa de criminalidade
NA ESLOVÁQUIA

O equipa de O Caminho para a Felicidade distribuíu exemplares do folheto em todo os bairros romenos, incentivando os moradores a ler e aprender os preceitos. Daí veio uma nova percepção de que os romenos poderiam melhorar as suas relações com a comunidade primeiramente como um todo e melhorar o seu ambiente imediato.

Cedo numa manhã de primavera, a equipa de O Caminho para a Felicidade e um grupo de moradores romenos puseram‑se ao trabalho. Enquanto a cidade fornecia ancinhos, luvas, sacos de lixo, camiões e carrinhos de mão, o trabalho pesado e trabalho sujo foram realizados exclusivamente pela comunidade romena e equipa de O Caminho para Felicidade.

Em apenas quatro horas, as primeiras 12 toneladas de lixo foram recolhidas e levadas embora. Em cerca de três dias, a equipa combinada de O Caminho para a Felicidade e romenos havia retirado mais de 150 toneladas de lixo dos bairros, sem ajuda externa. A mudança foi considerada notável pela equipa, a comunidade romena e observadores. Na verdade, tão inédita e dramática foi a transformação do bairro que a história foi amplamente transmitida e favorável e positivamente pela televisão eslovaca.

Logo de seguida, os especialistas da Polícia relataram uma redução de 40% na taxa de criminalidade em Jasov, atribuída diretamente à implementação de O Caminho para a Felicidade.