Villa Victoria, México

O Narconon América Latina Assume as Necessidades Urgentes de Reabilitação de Toxicodependentes de 21 Nações

A fazenda de 2 hectares abre as suas portas em Villa Victoria, México, para alojar o novo Narconon Continental América Latina — aceitando avidamente o desafio apresentado por uma região que necessita urgentemente de reabilitação de toxicodependentes efizaz. A inauguração foi possível devido a contribuições financeiras generosas da Associação Internacional de Scientologists.

O Narconon Continental para a América Latina abriu as suas portas de par a par no sábado, 12 de setembro, numa celebração alegre e emocionante no centro do México, contando com a presença de centenas de apoiantes do Narconon, dignitários e convidados, incluindo 150 membros da Polícia Auxiliar Especial do Estado do México.

Estas novas instalações na cidade de Villa Victoria, construída em 1880 e em tempos propriedade de um toureiro mundialmente conhecido, foram concebidas para prestar os famosos métodos de reabilitação sem drogas Narconon, num local sem distrações que se adapta perfeitamente às necessidades dos que procuram superar as suas dependências e viver vidas sem drogas. O Narconon América Latina está construído em torno de um pátio interior rodeado de arcadas, cuja beleza e serenidade providencia aos estudantes uma atmosfera tranquila e singularmente pessoal.

Centenas de apoiantes do Narconon, dignitários e convidados reuniram-se na Villa Victoria, México, 12 de setembro, para celebrar a inauguração do novo Centro Narconon Continental para servir todas as 21 nações da América Latina.

 

O Narconon América Latina abre as suas portas no que é um período de grande expansão da rede global do Narconon, que irá prestar eficazmente o programa pioneiro baseado nas descobertas e obras do Fundador de Scientology, L. Ron Hubbard. Também providenciará treino para especialistas que pretendam estabelecer novos centros Narconon em cidades e aldeias pelas 21 nações da América Latina.

A Presidente da Associação para Uma Vida e Educação Melhores (ABLE) presidiu a inauguração. Ela disse: «Este Narconon completamente novo é um novo tipo de centro: um centro regional que não só providencia serviços de reabilitação mas que também treina profissionais desde o Chile e Argentina, passando pelo Brasil, Venezuela e Colômbia e, é claro, toda a América Central e México.» «O consumo de drogas e álcool tem efeitos desastrosos na sociedade que vão muito para além do indivíduo que se encontra nas garras da dependência. O Narconon tem uma missão: providenciar uma rota eficaz para a reabilitação do consumo de drogas e ajudar a sociedade a evitar o flagelo das drogas nesta região e a nível mundial. Acredito que todos vós partilhais esta missão connosco.»

A Sra. Zuveldia Lizarraga, Diretora Executiva do Narconon América Latina, saudou os presentes.«Temos muito orgulho em vos apresentar este magnífico centro», disse ela. «Com o Programa Narconon temos ferramentas que ajudarão não apenas o México mas toda a América Latina. O programa Narconon desenvolvido pelo Sr. L. Ron Hubbard tem uma taxa de sucesso como nenhum outro. Esta abordagem única sem drogas tem ajudado dezenas de milhares de pessoas e famílias que sofrem com a dependência. Cada um dos espaços do nosso novo centro foi desenhado tendo em mente os nossos estudantes e formandos. Está aqui tudo para servir esta comunidade e todo o continente.»

A Congressista Ana Luisa Valdés falou da sua dedicação sincera ao Narconon: «Fui capaz de estabelecer um centro Narconon apoiado pelo estado para ajudar a resolver os problemas das drogas que assolam a nossa sociedade. Ao longo de 10 anos, o meu centro Narconon produziu sucesso atrás de sucesso ao reabilitar toxicodependentes. Através do Narconon, estamos a fornecer uma resposta ao problema das drogas a uma sociedade que não sabe o que fazer em relação a isso. O Narconon tem de ser promovido em todas as estações radiofónicas, televisivas, em todos os canais possíveis. Tenho a esperança de que teremos um centro Narconon em todas as cidades da América Latina.»

Dando seguimento ao discurso inspirador da congressista, seguiu-se o Comandante de Polícia da Região XIX, Benjamin Salvador Jiménez, um grande defensor de uma vida sem drogas. Ele subiu ao palco para explicar porque é que ele se sente honrado por saudar pessoalmente o Narconon neste país.

O Comandante Jiménez disse: «As drogas e a delinquência são um par perverso.» Ele viu como é que o programa Narconon pode fazer uma diferença. «Como a pessoa que está dependente de drogas irá normalmente procurar ilegalmente por uma dose, a toxicodependência assola a nossa sociedade. Felizmente, existem pessoas que farão tudo o que podem para parar com esta epidemia. E entre elas está principalmente o Narconon. Quando ouvi falar do Narconon, vi muito rapidamente como é que o Sr. Hubbard tinha desenvolvido de uma forma tão brilhante um programa que salva vidas. Fico muito orgulhoso de terem escolhido o Estado do México para este centro. Espero sinceramente que esta seja a semente a partir da qual o movimento Narconon crescerá, alcançando todas as cidades no México e expandido para todos os países de língua latina.»

Representando a cidade de Villa Victoria, o Sr. Napoleón Yañez revelou estes mesmos sentimentos dizendo: «Não é um segredo para ninguém que o consumo de droga é um dos maiores desafios que qualquer governo enfrenta. As drogas afetam a juventude, os adultos e pessoas de todos os níveis da sociedade. É por isso, e por aquilo que o Narconon representa, que não poderia estar mais feliz em vos saudar a estas instalações na Villa Victoria. É realmente motivo de orgulho que uma organização internacional de reabilitação de toxicodependentes como o Narconon, com décadas de experiência, tenha escolhido o nosso município para estabelecer a sua sede para a América Latina.»

E por fim a Sra. Rosi Orozco, Presidente da Comissão Unidos Contra o Tráfico Humano não-governamental, e antiga Congressista, partilhou a sua paixão pelo programa Narconon e o que este significa num país tão ameaçado pelas drogas em todos os níveis da sociedade.

A Sra. Orozco enfatizou: «Os cartéis têm-se virado progressivamente para o tráfico humano como uma forma de lucrar criminalmente e é fácil observar que isto está par a par com a toxicodependência.» «Uma das minhas maiores frustrações ao trabalhar é não ter a oportunidade de ajudar as mulheres que são vítimas de tráfico humano e também dependentes de drogas. As drogas são um meio que as organizações criminosas usam para caçar a sua presa. Pretendemos estabelecer o primeiro abrigo para vítimas de tráfico humano, que também pode servir como centro de reabilitação Narconon. Sei indubitavelmente que apoiar Narconon é a nossa melhor oportunidade para parar o ciclo vicioso da toxicodependência e tráfico humano. Em suma, sei que Narconon é a solução.»

A Sra. Orozco não é a única a acreditar nisto. Durante quase 50 anos, o programa Narconon tem salvado inúmeras pessoas que se julgavam perdidas para sempre devido ao consumo de drogas. A sua missão é providenciar uma rota eficaz para a reabilitação dos toxicodependentes e ajudar a sociedade a inverter o flagelo das drogas a nível mundial.

_________________

O Narconon dirige-se às pessoas que estão no programa como «estudantes» e não como «toxicodependentes» ou «vítimas», e o seu único propósito é dar às pessoas as ferramentas para conduzirem com sucesso vidas sem drogas. Todos os pormenores foram tidos em conta para dar aos estudantes a estabilidade e o conforto de que eles precisam para os ajudar a libertarem-se da dependência e a reconstruírem as suas vidas sem drogas.

O programa Narconon começa com um processo de retirada não médica e sem drogas, concebido para ajudar o indivíduo a deixar as drogas, da forma mais rápida e confortável possível. Segue-se um método característico de desintoxicação, especialmente orientado de forma a ajudar os seus consumidores a eliminar os resíduos da droga no corpo, os quais impulsionam os desejos, enquanto estimula simultaneamente o corpo com suplementos. O componente final do programa é uma série de Cursos de Habilidades de Vida que fornecem aos estudantes as ferramentas necessárias para permanecerem livres de drogas durante toda a sua vida.

Aproveitando o poder das ferramentas audiovisuais para ultrapassar as barreiras da literacia e aumentar a compreensão, foram criados 23 filmes de instrução em 29 dialetos e línguas para as várias partes do Programa Narconon.

Esta tecnologia de ponta no Narconon América Latina no México foi possível graças a contribuições generosas da Associação Internacional de Scientologists. Este é o terceiro centro deste género a abrir na semana passada, dando continuação a uma fase de crescimento monumental da rede Narconon. Foi precedida da inauguração do Narconon Continental Europa e Narconon Reino Unido no dia 5 de setembro. A próxima inauguração são as instalações do Narconon no cimo das montanhas de Ojai, Califórnia, especificamente dedicadas a fornecer os serviços de reabilitação de toxicodependente a artistas e líderes da sociedade.

Os centros Narconon operam atualmente em cerca de 23 países em 6 continentes. Para mais informações, visite narconon.org.