Lago Arresø, Dinamarca

O Novo Narconon Continental para a Europa Leva a Solução da Toxicodependência à Dinamarca — e Mais Além

A arrancar uma série de inaugurações de Centros Narconon Continentais este mês temos uma propriedade espetacular de 6200 m² numa área rural da Dinamarca, um cenário idílico livre de distrações para aquelas pessoas que procuram libertar-se das garras devastadoras da toxicodependência. A inauguração foi possível devido a contribuições financeiras generosas dos membros da Associação Internacional de Scientologists.

Um marco importante no movimento de reabilitação de toxicodependentes do Narconon ocorreu no sábado, 5 de setembro, na presença de mais de 1000 apoiantes e dos seus ilustres convidados reunidos junto ao Lago Arresø para inaugurar o Novo Centro Narconon para a Europa, em 6200 m² da beleza estonteante da natureza da Dinamarca, no meio de uma floresta idílica de grandeza quase indescritível.

O Centro Europeu é uma propriedade de 6200 m² configurada idealmente para proporcionar um ambiente sem distrações a pessoas que se libertam da ação destrutiva da dependência de drogas e álcool. Inclui uma instalação de treino para educar especialistas em reabilitação que vão liderar os futuros Centros Narconon que prometem combater ativamente a epidemia de narcóticos que infeta todas as 50 nações do continente europeu.

Os apoiantes do Narconon e os seus ilustres convidados reuniram-se numa área de paisagem rural isolada no dia 5 de setembro para inaugurar o novo Narconon Continental da Europa numa propriedade de 6200 m² junto ao Lago Arresø.

 

O Centro abre as suas portas num período de expansão sem paralelo da rede global de centros de reabilitação de toxicodependentes do Narconon em todo o mundo, que irá ministrar eficazmente o programa pioneiro baseado nas descobertas e obras do Fundador de Scientology, L. Ron Hubbard.

É a primeira de quatro novas instalações a inaugurar nas próximas semanas. A inauguração do Centro europeu foi seguida horas depois pela cerimónia de inauguração de um centro de reabilitação do Narconon Continental numa propriedade campestre em East Sussex, no Reino Unido. O Narconon Continental para a América Latina no México, estabelecido para servir 21 nações da América Latina, é o próximo a ser inaugurado, e em breve será seguido por uma instalação Narconon no cimo das Montanhas de Ojai no Sul da Califórnia, especialmente dedicada a proporcionar serviços de reabilitação de toxicodependentes a artistas e líderes da sociedade.

A Diretora Executiva da Associação para uma Vida e Educação Melhores Internacional (ABLE), que presidiu à inauguração, dirigiu-se aos presentes dizendo: «ABLE dedica-se a melhorar a sociedade. É por isso que a inauguração deste novo Centro Narconon é tão importante para nós. Porque não se trata apenas de mais uma instalação de reabilitação de toxicodependentes. Trata-se do lançamento de um movimento destinado a pôr fim ao flagelo das drogas por toda a Europa, e com isso por todo o mundo.»

O Diretor Executivo do Narconon Europa, Sr. Jorgen Jorgensen, expressou o seu reconhecimento a todos os presentes que ajudaram a tornar realidade este maravilhoso marco.«Os Centros Narconon na Europa ajudaram ao longo dos últimos muitos anos mais de 18 000 pessoas a viverem vidas saudáveis e produtivas», disse ele. «Com estas novas instalações, visiono a existência de centenas de novos Centros Narconon por toda a Europa que podem ajudar os dependentes a largarem a sua dependência eficazmente. Este novo Centro Narconon Continental é o nosso contributo para vencer os problemas de toxicodependência com que todos nos confrontamos.»

Estes problemas são de facto enormes. De acordo com o Centro Europeu de Monitoramento para Drogas e Toxicodependência, calcula-se que 1,4 milhões de residentes do continente têm problemas de consumo de opioides, especialmente de heroína. O ENCDDA (Centro Europeu de Monitoramento para Drogas e Toxicodependência) também relata um aumento sem precedentes, nos últimos cinco anos, do número, tipo e disponibilidade de novas substâncias psicoativas na Europa e um surto simultâneo em relatórios de doença e morte subsequente.

Durante a cerimónia de inauguração, no dia 5 de setembro junto ao Lago Arresø, o maior lago da Dinamarca, o Sr. Leif Carlsen, Consultor acerca da Toxicodependência revelou porque é que considera que o Programa Narconon é essencial para a sociedade.

«O Narconon não só ajuda pessoas a ficarem livres de drogas, mas educa-as também para viverem vidas sem drogas no futuro», disse ele. «O Programa Narconon ajuda a encontrar a razão pela qual a pessoa começou a consumir drogas. Através deste estudo original e programa de treino, as pessoas têm uma nova oportunidade na vida: uma oportunidade de resolverem os seus problemas sem consumirem drogas.»

Fazendo eco do entusiasmo do Sr. Carlsen pelo programa Narconon estava o Dr. Stig Cronberg, um médico de renome internacional e perito na propagação de doenças contagiosas que conhece intimamente o Centro Narconon da cidade de Esløv, do sul da Suécia.

«A realidade é que as pessoas podem de facto libertar-se da dependência. Elas podem ficar bem e podem ser humanas, ser elas próprias e ser livres. Sim, as pessoas podem fazer isso através do Narconon. E é por isso que eu, durante os últimos 14 anos, tenho trabalhado convosco como médico consultor em nome de uma reabilitação real e duradoira. O Programa Narconon instila em cada um dos estudantes a confiança de que eles vão ser bem-sucedidos. Há um velho dito que diz: “Sem fogo não se pode afiar o machado.” Narconon é o fogo.»

O Reverendíssimo Dr. William McComish, pastor Presbiteriano e Deão Emérito da Catedral de São Pedro em Genebra, considera que o problema de drogas atravessa muitos segmentos da sociedade. «A toxicodependência é um problema religioso e também um problema político», disse ele. «Os Governos e as organizações religiosas têm de ser mais determinados e mais empenhados no combate àqueles que promovem a venda de drogas e a miséria dos outros. Consequentemente, gostava de ver outras organizações religiosas combater os males da dependência com a mesma dedicação com que os Scientologists combatem quando apoiam o Narconon. Veja-se o resultado desse apoio hoje!»

A juntar a sua voz arrebatada de boas-vindas na inauguração do Narconon Europa estava também o Sr. Thøger Berg Nielsen, Superintendente-Chefe de Polícia Dinamarquesa reformado e veterano de numerosas missões de manutenção da paz das Nações Unidas. Ele saudou a presença do Programa Narconon na Escandinávia.

«Quando ouvi falar no Programa Narconon a primeira vez, não acreditei que se pudesse de facto reabilitar toxicodependentes crónicos», disse o Sr. Nielsen. «Por isso decidi vir ao Narconon ver com os meus olhos. Quando falei com os graduados e perscrutei os seus olhos e corações, eu vi que eles tinham mudado. Ouvi as histórias que eles me contaram, as suas histórias de recuperação, e comovi-me até às lágrimas com a honestidade e a vida que vi restaurada à minha frente. Foi por isso que me juntei a vós para trazer esta tecnologia de libertação das drogas diretamente para a Dinamarca.»

O Sr. Nielsen descreveu os resultados do Programa Narconon como «impressionantes, mas o dia em que todos virem com os seus olhos a transformação que o Narconon possibilita é o dia em que a nossa nação deixou de ser vítima da epidemia das drogas. E este novo Centro Narconon é um ponto de partida fundamental para concretizar esse sonho.»

Ele terminou dedicando um prémio à memória do Sr. Hubbard. «O meu lema é “Servir Desinteressadamente” e eu nunca vi isso demonstrado tão ampla e competentemente como no humanitário L. Ron Hubbard e nas organizações que ele fundou. Ele é um verdadeiro benfeitor da humanidade.»

No seguimento da cerimónia, o Sr. Carlsen foi levado a observar: «Não há simplesmente nenhum outro programa como este. Trabalho nesta área há 25 anos. O Narconon não está a substituir drogas por outras drogas, mas está realmente a ajudar pessoas a saírem das drogas aplicando um meio natural.»

Partilhando o júbilo do Sr. Carlsen, o Rev. McComish disse o seguinte do Programa Narconon: «Cada passo é pensado com todos os detalhes. Estou verdadeiramente impressionado e tenho muita confiança no que estais a fazer.» Ao mesmo tempo, advertiu: «O vosso ímpeto para criar uma nação sem drogas vai contra os interesses de organizações e indivíduos poderosos — cartéis e coisas do género. Não é uma luta fácil.»

O Dr. Cronberg depois da inauguração acrescentou a sua visão de que o Narconon «é o melhor programa que já encontrei e, honestamente, não se encontra nada como ele neste planeta.»

Talvez tenha sito por isso que um embaixador depois da apresentação foi levado a dizer: «Estou totalmente empolgado com a ideia de trazer outros para disseminar este programa. O problema de drogas é vasto, mas o que vi aqui hoje é soluções 100% que precisam de ser abraçadas por outros. É por isso que eu regresso a casa com a intenção de trazer cá outros dignitários, para que eles também possam aprender e levar estas soluções para os seus países.»

Um fundador de centros para toxicodependentes em França pronunciou-se igualmente muito impressionado com o Programa Narconon. Ele previu: «O que vi hoje, e o que estais a fazer aqui, é a solução para resolver o cenário de drogas não só em França mas em toda a Europa.»

_________________

Durante quase 50 anos, o Programa Narconon tem salvado inúmeros indivíduos que se julgava estarem perdidos para sempre para o consumo de drogas. A sua missão é providenciar uma rota eficaz para a reabilitação da toxicodependência e ajudar a sociedade a reverter o flagelo das drogas a nível mundial.

O Narconon dirige-se às pessoas que estão no programa como «estudantes» e não como «vítimas», e o seu único propósito é dar às pessoas as ferramentas para levarem com sucesso vidas sem drogas. Todos os pormenores foram tidos em conta para dar aos estudantes a estabilidade e o conforto de que eles precisam para os ajudar a libertarem-se da dependência e a reconstruírem as suas vidas sem drogas.

O Programa Narconon começa com um processo de retirada não médica e sem drogas, concebido para ajudar o indivíduo a deixar as drogas, da forma mais rápida e confortável possível. Segue-se um método característico de desintoxicação, especificamente orientado para ajudar os consumidores de drogas a eliminar os resíduos que motivam as avidezes, ao mesmo tempo que suporta o corpo com suplementos. O componente final do programa é uma série de Cursos de Habilidades de Vida que fornecem aos estudantes as ferramentas necessárias para permanecerem livres de drogas durante toda a sua vida.

Aproveitando o poder das ferramentas audiovisuais para ultrapassar as barreiras da literacia e aumentar a compreensão, foram criados 23 filmes de instrução em 29 dialetos e línguas para as várias partes do Programa Narconon.

A inauguração do novo e mais avançado Centro Narconon Continental da Europa na Dinamarca foi possível graças às contribuições generosas dos membros da Associação Internacional de Scientologists.

Os centros Narconon operam atualmente em cerca de 23 países em seis continentes. Para mais informações, visite narconon.org.