SOBRE O PROGRAMA

O PRIMEIRO PASSO DO
PROGRAMA NARCONON

O Primeiro Passo do Programa Narconon é exactamente isso que é nomeado — um «primeiro passo» para deixar de consumir drogas.

O staff do Primeiro Passo da Narconon trabalha nas suas comunidades locais a entregar seminários de educação sobre as drogas e eventos, ao dirigir as crianças em risco para longe das drogas.

O Primeiro Passo do Programa é uma abordagem livre de drogas à retirada, concebida para ajudar um indivíduo a sair das drogas sem deixar de experimentar os síntomas dolorosos da retirada que frequentemente surgem enquanto uma pessoa está a deixar uma dependência de droga e que podem desencorajar o continuar com a retirada.

No Primeiro Passo do Programa Narconon, os indivíduos dependentes de álcool ou outras drogas assistem voluntariamente a um workshop educacional prático, acompanhado por um membro familiar ou amigo que o apoiem. No workshop, realizado durante um ou dois dias, o estudante aprende sobre suplementos nutricionais específicos, exercícios de comunicação e outros procedimentos que ajudam a diminuir a dor da retirada. Com o apoio do amigo ou familiar, ele renuncia voluntariamente à sua dependência em qualquer taxa que lhe seja funcional.

Quer seja entregue num consultório médico ou clínica, um centro comunitário ou numa igreja, o Primeiro Passo da Programa resulta numa grande percentagem de indivíduos toxicómanos a retirarem-se de forma bem-sucedida das drogas e permanecer afastado delas.

Alternativamente, um indivíduo pode obter os manuais do Primeiro Passo Narconon e aprender a aplicar o programa por si mesmos com a ajuda de um familiar ou amigo e sob a direcção de um médico competente.

«O meu filho tem-se mantido livre das drogas durante quase 5 meses e o meu outro filho quase 3 meses. Os meus filhos parecem melhor e sentem-se melhor do que têm estado há muitos anos. Ambos controlam agora as suas vidas e estão a olhar para os seus futuros. É realmente espectacular olhar nos seus olhos límpidos, que também cintilam outra vez!» — Pai de graduados do Primeiro Passo

«O Primeiro Passo do Programa Narconon funcionou para mim. Sinto-me melhor e tenho um novo ponto de vista sobre como é que a vida deveria de ser vivida. Tenho respeito e confiança, algo que nunca tivera por ninguém ou em mim mesmo há muito tempo. Mal posso esperar pelo meu futuro a ajudar outras pessoas a passarem através do programa.» — Graduado do Primeiro Passo